Topo

Juan cresce de rendimento e aponta "confiança de Dunga" como diferencial no Inter

Zagueiro foi bem nos treinos em Gramado e citou apoio externo do novo treinador - Alexandre Lops/AI Inter/ Divulgação
Zagueiro foi bem nos treinos em Gramado e citou apoio externo do novo treinador Imagem: Alexandre Lops/AI Inter/ Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/01/2013 14h21

Juan chegou ao Internacional em 2012, mas para boa parte da torcida ele ainda não estreou de verdade. Mesmo com cinco partidas com a camisa vermelha no ano passado, o zagueiro ficou abaixo do esperado. O cenário mudou completamente agora, sob comando de Dunga. Com o técnico, velho conhecido dos tempos de seleção brasileira, o rendimento melhorou.

O salto de qualidade já era esperado. Pela presença de Dunga e pela pré-temporada completa, algo que Juan não pôde fazer logo que chegou ao Colorado. Mas para o defensor, a confiança do chefe é o grande diferencial para o começo animador de 2013.

O gol de Rodrigo Moledo, no jogo-treino contra o Flamengo de São Valentim, não foi por acaso. A testada forte do zagueiro faz parte do plano vermelho de reforçar o uso das bolas paradas. E nesta missão, Dunga até esboça recriar um lance usual no futebol americano. LEIA MAIS
Depois de vencer todos os jogos preparatórios para a estreia no Gauchão, o técnico Osmar Loss admitiu que o empate em 1 a 1 com o Passo Fundo, neste sábado, foi frustrante. Principalmente porque o grupo do Inter B, formado basicamente com jogador da categoria Sub-23, teve um bom rendimento no primeiro tempo. LEIA
Dunga evitou emitir opiniões sobre o desempenho do Inter B no empate em 1 a 1 com o Passo Fundo, na tarde deste sábado, no estádio do Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. O comandante pediu paciência com os jovens da equipe sub-23 que, inicialmente, irão disputar três partidas do Campeonato Gaúcho 2013. LEIA

“O Dunga é um treinador que me conhece bem, tenho confiança nele e ele em mim. Fica mais fácil”, disse Juan. “Eu também trabalhei por oito anos com o [Paulo] Paixão, sei como ele trabalha e ele sabe como eu gosto de trabalhar”, completou.

Aos 33 anos, Juan foi o primeiro a ser escolhido por Dunga no único treino coletivo em Gramado. O ato simples, no estádio do Gramadense, exemplifica a relação entre os dois. Bem diferente do ano passado, quando o zagueiro ficou desamparado em um clube novo.

A turbulência do elenco com Fernandão também não ajudou em nada. E foi até criticada, de forma velada, pelo antigo camisa 4 da seleção.

“Todo jogador precisa de apoio, mesmo com bagagem. Com títulos. O jogador precisa deste apoio e eu ainda mais, por estar voltando da Europa agora. Quando você não encontra apoio externo fica mais difícil ainda”, comentou Juan.

Juan, e o restante do elenco principal do Inter, voltam ao regime de concentração nesta segunda-feira. No final do dia, a delegação ruma para Bento Gonçalves para mais uma semana de treinamento intensivo. No dia 27 de janeiro a equipe de Dunga estreia na temporada, contra o Caxias, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho.