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Filme do Santos fracassa no cinema e tem público 20 vezes menor que o do São Paulo

Filme sobre o centenáro do Santos teve depoimento de jogadores, como Robinho - Divulgação
Filme sobre o centenáro do Santos teve depoimento de jogadores, como Robinho Imagem: Divulgação

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

22/01/2013 06h00

O Santos comemorou em 2012 o seu centenário e como parte das festividades lançou o filme “Santos – 100 anos de futebol arte”. Porém, o documentário, lançado também em DVD e veiculado no canal fechado ESPN, foi um fracasso de bilheteria. Apenas 691 pessoas assistiram ao filme santista, exibido em duas salas de cinema, gerando uma renda de R$ 7.719,00.

Os números foram divulgados pela Ancine (Agência Nacional do Cinema) e mostram que o filme teve um dos piores públicos do ano entre as películas nacionais. “Santos – 100 anos de futebol arte” foi o 62º filme mais visto entre 83 trabalhos brasileiros – sendo que dez deles não tiveram os públicos divulgados.

FILMEPÚBLICORENDA
Pelé Eterno257.932R$ 1.851.866,00
Bahêa Minha Vida74.857R$ 597.579,00
Fiel - o Filme53.929R$ 469.204,82
Soberano 1 – Seis Vezes São Paulo35.212R$ 346.702,85
Gigante – Como o Inter Conquistou o Mundo23.515R$ 196.117,00
Soberano 2 – A heróica conquista do mundial de 200513.609R$ 161.692,46
Nada Vai nos Separar5.407R$ 47.118,24
1983.. o Ano Azul2.313R$ 23.001,98
23 Anos em 7 Segundos: 1977 - o Fim do Jejum Corinthiano1.718R$ 14.936,00
Todo Poderoso: o Filme - 100 Anos de Timão1.437R$ 16.505,00
Santos, 100 Anos de Futebol Arte691R$ 7.719,00
  • Fonte: Ancine (Agência Nacional do Cinema)

Ricardo Aidar, produtor-executivo do filme e sócio da produtora Canal Azul, justificou a baixa procura pelo fato de o filme ter ficado apenas uma semana em cartaz, com cerca de oito sessões.

“Não foi nossa estratégia lançar o filme em cinema comercial. Deixamos uma semana mais para cumprir acordo com os patrocinadores”, disse Aidar ao UOL Esporte.

De acordo com a produtora Canal Azul, também responsável pelos filmes “Todo Poderoso: o Filme – 100 anos de Timão” e “23 anos em 7 segundos: 1977 – o Fim do Jejum Corinthiano”, o foco dos documentários sobre futebol é a venda de DVDs e que a produção santista vendeu 27 mil exemplares.

“Lançamos o filme com uma sessão para os jogadores na Vila na televisão. Com a experiência que temos, o cinema não é a melhor janela”, explicou Aidar.

Em 2012, o São Paulo também lançou o documentário “Soberano 2 – A heroica conquista do Mundial de 2005” em que conta a história da conquista do terceiro título mundial do clube tricolor. A segunda parte de uma provável trilogia levou 13.609 pessoas ao cinema, foi exibida em 51 salas e arrecadou R$ 161.692,46, ficando na 30ª posição da lista da Ancine.

De fato, os documentários sobre futebol não costumam obter sucesso nas bilheterias. O recorde é do filme “Pelé Eterno”, que foi assistido por 257. 932 pessoas em 150 salas e arrecadou R$ 1.851.866 em 2004.

Outro destaque fica para o filme que conta o perfil de diversos torcedores do Bahia. O “Bahêa Minha Vida” foi assistido por 74.857 pessoas em 2011, em 15 salas, e rendeu pouco menos de R$ 600 mil.