Filme do Santos fracassa no cinema e tem público 20 vezes menor que o do São Paulo
O Santos comemorou em 2012 o seu centenário e como parte das festividades lançou o filme “Santos – 100 anos de futebol arte”. Porém, o documentário, lançado também em DVD e veiculado no canal fechado ESPN, foi um fracasso de bilheteria. Apenas 691 pessoas assistiram ao filme santista, exibido em duas salas de cinema, gerando uma renda de R$ 7.719,00.
Os números foram divulgados pela Ancine (Agência Nacional do Cinema) e mostram que o filme teve um dos piores públicos do ano entre as películas nacionais. “Santos – 100 anos de futebol arte” foi o 62º filme mais visto entre 83 trabalhos brasileiros – sendo que dez deles não tiveram os públicos divulgados.
FILME | PÚBLICO | RENDA |
Pelé Eterno | 257.932 | R$ 1.851.866,00 |
Bahêa Minha Vida | 74.857 | R$ 597.579,00 |
Fiel - o Filme | 53.929 | R$ 469.204,82 |
Soberano 1 – Seis Vezes São Paulo | 35.212 | R$ 346.702,85 |
Gigante – Como o Inter Conquistou o Mundo | 23.515 | R$ 196.117,00 |
Soberano 2 – A heróica conquista do mundial de 2005 | 13.609 | R$ 161.692,46 |
Nada Vai nos Separar | 5.407 | R$ 47.118,24 |
1983.. o Ano Azul | 2.313 | R$ 23.001,98 |
23 Anos em 7 Segundos: 1977 - o Fim do Jejum Corinthiano | 1.718 | R$ 14.936,00 |
Todo Poderoso: o Filme - 100 Anos de Timão | 1.437 | R$ 16.505,00 |
Santos, 100 Anos de Futebol Arte | 691 | R$ 7.719,00 |
- Fonte: Ancine (Agência Nacional do Cinema)
Ricardo Aidar, produtor-executivo do filme e sócio da produtora Canal Azul, justificou a baixa procura pelo fato de o filme ter ficado apenas uma semana em cartaz, com cerca de oito sessões.
“Não foi nossa estratégia lançar o filme em cinema comercial. Deixamos uma semana mais para cumprir acordo com os patrocinadores”, disse Aidar ao UOL Esporte.
De acordo com a produtora Canal Azul, também responsável pelos filmes “Todo Poderoso: o Filme – 100 anos de Timão” e “23 anos em 7 segundos: 1977 – o Fim do Jejum Corinthiano”, o foco dos documentários sobre futebol é a venda de DVDs e que a produção santista vendeu 27 mil exemplares.
“Lançamos o filme com uma sessão para os jogadores na Vila na televisão. Com a experiência que temos, o cinema não é a melhor janela”, explicou Aidar.
Em 2012, o São Paulo também lançou o documentário “Soberano 2 – A heroica conquista do Mundial de 2005” em que conta a história da conquista do terceiro título mundial do clube tricolor. A segunda parte de uma provável trilogia levou 13.609 pessoas ao cinema, foi exibida em 51 salas e arrecadou R$ 161.692,46, ficando na 30ª posição da lista da Ancine.
De fato, os documentários sobre futebol não costumam obter sucesso nas bilheterias. O recorde é do filme “Pelé Eterno”, que foi assistido por 257. 932 pessoas em 150 salas e arrecadou R$ 1.851.866 em 2004.
Outro destaque fica para o filme que conta o perfil de diversos torcedores do Bahia. O “Bahêa Minha Vida” foi assistido por 74.857 pessoas em 2011, em 15 salas, e rendeu pouco menos de R$ 600 mil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.