Topo

Assunção se compara a Ceni e Rivaldo e exalta os veteranos do futebol brasileiro

Marcos Assunção de 36 anos assinou contrato com o Santos até o fim deste ano - Samir Carvalho/UOL
Marcos Assunção de 36 anos assinou contrato com o Santos até o fim deste ano Imagem: Samir Carvalho/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

23/01/2013 17h06

O volante Marcos Assunção chega ao Santos reforçando a estratégia de vários clubes do futebol brasileiro na atualidade – mesclar juventude e experiência. O atleta de 36 anos se comparou a Rogério Ceni e Rivaldo, veteranos que continuando jogando, ao destacar o profissionalismo dos jogadores mais velhos no Brasil.

“Os jogadores mais velhos se cuidam, se cuidaram quando eram mais jovens. Não adianta eu querer me cuidar agora. O Ceni, o Rivaldo, eles se cuidaram quando tinham 23 anos. Tentei sempre ser profissional. Festa e farra são muito boas, mas estava sempre muito determinado quando tinha concentração. Eles sabiam o sacrifício que teriam que fazer. Esses jogadores se cuidaram, se cuidam”, afirmou Assunção.

O goleiro Rogério Ceni, que atua no São Paulo, e o meia Rivaldo, contratado recentemente pelo São Caetano, ambos pentacampeões do mundo pela seleção brasileira em 2002, já completaram 40 anos de idade, e ‘encabeçam’ a lista dos veteranos.

Além dos “quarentões”, Zé Roberto, Cris e Dida, que defendem o Grêmio, já passaram dos 35 anos e reforçam a tese de que os veteranos podem ajudar suas equipes.

Zé Roberto foi um dos destaques da equipe gaúcha no último Campeonato Brasileiro e ganhou mais um ano de contrato com prêmio. Já Dida se destacou pela Portuguesa na competição e foi contratado a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Assunção não fica atrás. Apesar do rebaixamento do Palmeiras na competição, o volante foi um dos principais destaques do time no título da Copa do Brasil.

Pelo Palmeiras, Assunção marcou 31 gols desde sua chegada ao Palestra Itália em maio de 2010. Foram 23 gols de falta, um olímpico e um de pênalti. Com a bola rolando, o veterano ainda marcou seis gols.

“Sinto-me veterano, tenho 36 anos, não tem como falar que não sou”, disse Assunção, que já pensa em adiar sua aposentaria. O volante admitiu que pode renovar contrato com o Santos após dezembro deste ano, quando termina seu vínculo com o clube.