Duas partidas da Liga Europa de 2009 fazem parte de escândalo de manipulação, diz jornal
O novo escândalo de manipulação de resultados revelado na última segunda-feira pela Europol, organização europeia de polícia, teve dois novos jogos suspeitos de estarem envolvidos divulgados. Os duelos do Fenerbahce contra o Honved, da Hungria, e do Rapid Viena, da Áustria, contra o Vllaznia Shkodra, da Albânia, válidos pela fase qualificatória da Liga Europa de 2009, estão sob investigação.
A informação foi divulgada pelo jornal alemão Bild, em matéria que revela que, além do número de 380 jogos revelado pela Europol, há ainda pelo menos mais 300 sob suspeita.
O detalhe é que a partida do Fenerbahce contra o Honved já havia sido investigada em 2009, quando a Uefa afirmou que suspeitava de cinco partidas do torneio. O Vllaznia Shkodra também teve seu nome citado à época, mas a Uefa não citou a partida do clube que foi investigada.
Na partida entre Fenerbahce e Honved, que terminou 5 a 1 para os turcos, os brasileiros Roberto Carlos e Alex marcaram gols. André Santos, Fábio Bilica e Cristian também estavam em campo. Roberto Carlos, inclusive, se machucou ao fazer um gol de falta, o primeiro da partida.
Durante o jogo, as suspeitas aumentaram após jogadores da defesa do Honved ficarem trocando passes dentro da área, mesmo com espaço para tentar um lançamento para frente, e acabarem perdendo a bola no lance do terceiro gol do time turco.
Já a partida entre Rapid Viena e Vllaznia Shkodra acabou 5 a 0 para os austríacos. A partida estava 1 a 0 para o Rapid até os 23 min. do 2° tempo, quando os austríacos conseguiram tempo para anotar mais quatro gols. O time albanês chega a perder uma chance com o gol vazio, após drible no goleiro austríaco.
FUTEBOL SUL-AMERICANO TAMBÉM ESTÁ NA MIRA
Uma das partidas sob investigação seria o duelo entre as seleções sub-20 de Argentina e Bolívia, em 2010, pela Copa Córdoba, um torneio amistoso, em jogo da primeira fase. A Argentina venceu a partida por 1 a 0, com gol de pênalti bastante contestado pelos bolivianos, cujo banco chegou a entrar em campo para reclamar com o árbitro. Um defensor boliviano foi expulso no lance. Até mesmo o jornal argentino Olé tratou na época com desconfiança a vitória de sua seleção. O periódico considerou "escandalosa" a performance da arbitragem na vitória dos argentinos sobre os bolivianos. Os jogadores da Bolívia tentaram agredir o árbitro húngaro Lengyel Kolos, mas foram contidos pelo técnico da equipe. Não bastasse o pênalti, um jogador boliviano e o técnico foram expulsos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.