Topo

Botafogo perde 80% dos volantes, aposta no improviso e abre espaço para Júlio Cesar

Júlio Cesar usou sua versatilidade para fugir da concorrência e ganhar espaço no elenco - Fernado Soutello/AGIF
Júlio Cesar usou sua versatilidade para fugir da concorrência e ganhar espaço no elenco Imagem: Fernado Soutello/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/02/2013 06h07

O início de temporada tem gerado dor de cabeça para o técnico Oswaldo de Oliveira. Com apenas seis jogos em 2013, o Botafogo viu Renato e Marcelo Mattos se juntarem a Gabriel e Lucas Zen no departamento médico e deixar o elenco alvinegro sem 80% dos volantes. Atualmente, apenas Jadson está disponível, mas longe de atravessar seu melhor momento, acabou preterido por Fellype Gabriel. A improvisação, inclusive, é a principal aposta no Glorioso, e Júlio Cesar se beneficiou com a medida.

Terceiro reforço do clube para a temporada, o jogador chegou apenas como a terceira opção de sua posição, atrás do titular Márcio Azevedo e de Lima. O último não soube aproveitar a titularidade contra o Bangu e caiu na escala, mas o primeiro é um dos destaques da equipe. Assim, Julio Cesar usou sua versatilidade para conquistar Oswaldo e seu espaço no elenco alvinegro.

Eleito o melhor lateral esquerdo do Campeonato Brasileiro de 2009, o jogador prova que não se limita apenas àquela faixa do campo e mostra desenvoltura no meio de campo. Além de ser aproveitado como meia, Julio Cesar mostrou numa nova faceta contra o Resende, ao substituir Marcelo Mattos e dar conta do recado como volante.

“Estou bem tranquilo. Já atuei assim em vários clubes. Até de ponta-direita eu joguei. Fico à disposição. Independentemente da posição, quero sempre jogar. Quem atua em várias posições tem essa vantagem. Quando precisar, não vai te problema”, disse.

Apesar de Márcio Azevedo ser seu principal concorrente no Botafogo, o jogador demonstrou bom entrosamento com o ‘rival’ dentro de campo contra o Resende. Julio Cesar elogia o camisa 6, mas diz que fará de tudo para receber uma chance na sua posição e declara ‘guerra’ pela titularidade.

“A gente se entendeu bem no jogo e foi proveitoso. Ainda falta um pouco de entrosamento, mas isso você pega com os treinos e jogos. Eu e ele temos uma boa chegada na frente. Está sempre um ali para ajudar o outro”, afirmou. “A disputa é grande em todas as posições. Treino é jogo e jogo é guerra. Todo mundo está lutando por um espaço, mostrando que quer vencer”, acrescentou.

Após vencer o Resende, os jogadores do Botafogo receberam dois dias de fola e se reapresentarão nesta terça-feira aos trabalhos. Com classificação encaminhada, o Alvinegro encara o Flamengo neste domingo, no Engenhão.