Topo

Palmeiras 2013 depende menos de bola parada e finaliza melhor, mas é inferior ao time de Felipão

Time de Kleina tem melhor ataque, mas pior defesa em comparação com o de Felipão  - Rubens Cavallari/Folhapress
Time de Kleina tem melhor ataque, mas pior defesa em comparação com o de Felipão Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

19/02/2013 06h00

O Palmeiras versão 2013 evoluiu em alguns quesitos em relação ao time que iniciou a temporada passada sob o comando de Luiz Felipe Scolari. No entanto, apesar de ter ataque mais eficiente, a equipe atual é inferior ao time de Felipão em diversos critérios estatísticos (ver quadro abaixo) de acordo com o Datafolha. E o aproveitamento de pontos é quase 20% menor.

Nos nove jogos realizados na temporada, o time de Gilson Kleina tem quatro vitórias, quatro empates e uma derrota. Com a mesma quantidade de partidas no início do ano, o Palmeiras de Felipão passou invicto, com seis vitórias e três empates.

NÚMEROS DO TIME COM OS 2 TREINADORES NOS 9 PRIMEIROS JOGOS DO ANO

Vitórias: 4
Empates: 4
Derrotas: 1
Aproveitamento: 59,2%
Gols: 19
Gols sofridos: 12
Média dribles: 10,8
Média chutes: 14,7
Média passes: 282
Pontaria (%): 46,3
Média recuos: 3,9
Média desarmes: 105
Vitórias: 6
Empates: 3
Derrotas: 0

Aproveitamento: 77,7%
Gols: 18
Gols sofridos: 9
Média dribles: 14,6
Média chutes: 17
Média passes: 293
Pontaria (%): 36,3
Média recuos: 3,2
Média desarmes: 120

Os números do Datafolha demonstram que o Palmeiras de 2013 é um time que lança, dribla, e passa menos do que a equipe dirigida por Felipão. O número de finalizações também é bastante inferior. Porém, o ataque tem rendimento bem superior.

O time de Gilson Kleina finaliza 14,7 vezes em média por jogo, e já marcou 19 gols na temporada. A equipe de Felipão fez 18 gols na mesma quantidade de jogos, mas para isso teve médica de 17 chutes por jogo.

Além de ter um ataque mais eficiente, o Palmeiras 2013 tem baixa dependência de bolas paradas, bem diferente do time dirigido por Felipão. A equipe de Gilson Kleina marcou apenas cinco gols desta maneira, o que resulta em 26% dos gols. Já o time que iniciou a temporada passada fez de gols desta forma, o que representou 55% dos gols.

A eficiência da equipe de Felipão também foi baseada no bom desempenho defensivo. O time sofreu nove gols, nos nove primeiro jogos da temporada passada. Em 2013, o Palmeiras já levou 12 gols.

Entre os times base de Felipão e de Gilson Kleina, apenas o zagueiro Henrique e o meia Valdivia são titulares em comum dos dois treinadores.

PATRICK VIEIRA: "GANHEI MAIS CONFIANÇA COM O KLEINA"