Topo

"Cão de caça" Airton é apresentado no Inter e admite que precisa de ritmo de jogo

Airton confirma que está bem preparado fisicamente, mas precisa jogar para ganhar ritmo - Carmelito Bifano/UOL
Airton confirma que está bem preparado fisicamente, mas precisa jogar para ganhar ritmo Imagem: Carmelito Bifano/UOL

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

02/03/2013 15h56

Após dois dias em Porto Alegre, realizando os exames médicos e tratando da parte burocrática, o Internacional apresentou Airton na tarde deste sábado no Centro de Treinamentos do Parque Gigante. Feliz por ganhar uma oportunidade em mais um grande clube do Brasil, o volante agradeceu o interesse do Colorado e falou para a torcida quais são as suas principais características.

“Eu agradeço pela oportunidade. É um clube muito grande e estou muito feliz por vestir essa camisa. [...] Sou aquele volante cão de guarda. Já joguei como zagueiro, mas sou mais de ficar de ficar na frente da área. Sou daqueles que protegem mais a área, mas tenho um bom passe”, declarou o volante.

Airton, de 23 anos e 1,81 m, iniciou a carreira em 2003 no Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro. Cinco anos depois se transferiu para o Flamengo, onde teve destaque na conquista do Campeonato Brasileiro de 2009. No final do ano, foi vendido ao Benfica, onde esteve presente nas conquistas da Taça da Liga e do Campeonato Português em 2010.

No ano seguinte, foi emprestado para o rubro-negro carioca a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo. Porém, sofreu lesões na perna esquerda e teve que passar por uma cirurgia no menisco do joelho esquerdo em agosto de 2011. No ano passado, também teve problemas físicos, com uma fratura na base do quinto metatarso do pé esquerdo, e teve poucas oportunidades no Flamengo.

“Tive um estiramento grau dois [em 2012] e fiquei muito tempo parado. Neste início de ano, estendemos mais a pré-temporada. Foi opção do treinador [Dorival Júnior] não me utilizar. Estava trabalhando bem, mas foi opção dele”, afirmou Airton.

Dunga evitou confirmar a presença de Airton como titular e usou o tradicional discurso utilizado para novos contratados. Com o volante, o técnico terá no grupo principal cinco jogadores para o setor. Além do novo reforço, Elton, Josimar, Ygor e Willians, que está em recuperação muscular, disputarão duas vagas.

“Eu não coloco como reserva ou titular. Temos que formar um grupo com todos em condições de atuar. Quando vem um jogador você não pode definir se é isso ou aquilo. É ele quem vai nos dizer”, declarou Dunga.

Airton é o sexto reforço do Internacional para 2013. Antes dele chegaram o atacante Caio, o meia-atacante Vitor Júnior, o volante Willians e os laterais Gabriel e Hélder. A diretoria vermelha ainda busca um meia para ser o substituto de D’Alessandro.