Topo

Com verão rigoroso do Qatar, Fifa admite possibilidade realizar Copa 2022 no inverno

Jérôme Valcke participa de coletiva antes de apresentação do pôster da Copa de 2014 - Júlio César Guimarães/UOL
Jérôme Valcke participa de coletiva antes de apresentação do pôster da Copa de 2014 Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Das agências internacionais

02/03/2013 16h36

Classificação e Jogos

O que antes era impensável para a Fifa, agora tornou-se uma ideia possível. A entidade máxima do futebol mundial admitiu, neste sábado, a possibilidade de realizar a Copa do Mundo do Qatar, em 2022, nos meses de inverno. A justificativa vem do rigoroso verão que assola o país árabe, com temperaturas extremamente altas e que poderiam ser prejudiciais a saúde dos atletas.

"Enquanto o calendário internacional não estiver definido, todas as alternativas estão em aberto", disse o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke. "Talvez o Comitê Executivo da Fifa diga, baseado em informações médicas, que nós realmente tenhamos que procurar jogar a Copa do Mundo no inverno, e não no verão", acrescentou durante coletiva de imprensa realizada em Edimburgo, no Reino Unido, neste sábado.

Apesar da possibilidade, Valcke frisou que 'ainda faltam 9 anos' para o Mundial no Catar e que eles têm preocupações mais urgentes no momento: "Temos dois Mundiais para organizar no Brasil e na Rússia. E também ainda tem tempo para o do Qatar".

O secretário-geral é o responsável por fiscalizar o andamento das obras nos estádio do Brasil para a Copa das Confederações, que acontece em junho deste ano, e também para a Copa do Mundo de 2014.