Topo

Ao contrário dos últimos anos, Atlético-MG comemora aniversário em alta

Campanha atleticana na Libertadores deixa torcida feliz para celebrar 105º aniversário - Marcus Desimoni/UOL
Campanha atleticana na Libertadores deixa torcida feliz para celebrar 105º aniversário Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

25/03/2013 06h00

O Atlético-MG comemora 105 anos, nesta segunda-feira, em alta na temporada e com expectativa bem diferente em relação aos seus últimos aniversários. Melhor time da primeira fase da Libertadores até agora, único com 100% de aproveitamento, o alvinegro mineiro espera colher frutos pelo alto investimento na formação do elenco, como a contratação de Ronaldinho Gaúcho, já considerado ídolo dos atleticanos. O clube vê chances reais de buscar o título inédito da competição continental.

TÉCNICO DESTACA ALEGRIA DO TORCEDOR ATLETICANO

Reuters/Gaston Brito
Eu tenho noção do que significa este time para o Atlético. A alegria do torcedor hoje. Há muito tempo eles não tinham tanta confiança e nossa responsabilidade aumenta muito. Não sei se iremos ganhar, mas iremos deixar a alma lá dentro a cada jogo

CUCA, TÉCNICO DO ATLÉTICO-MG

Depois de muitos aniversários, em que a torcida atleticana passou sem ter motivos reais para comemorar e se animar com o time em campo, em 2013, o torcedor do Atlético celebra os 105 anos com esperanças renovadas. O time tem bom início de temporada e com Ronaldinho como maestro, aposta na conquista de algum título de expressão.

“A gente trabalha para conquistar um título pelo menos este ano, sabemos da responsabilidade e a montagem do grupo foi para ter títulos”, disse o volante Pierre, um dos atletas preferidos do torcedor atleticano, pela garra e vontade demonstradas em todos os jogos.

O começo de temporada é animador para o torcedor. O Atlético-MG tem a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores e é considerado como o time de melhor futebol da competição. Em quatro rodadas, foram quatro vitórias, 100% de aproveitamento e a classificação antecipada e o primeiro lugar do grupo 3 garantido com antecedência. O alvinegro acumula 10 triunfos seguidos na temporada, seis pelo Mineiro e quatro na Libertadores.

O técnico Cuca reconhece que a expectativa sobre o time de 2013 é grande. “Eu tenho noção do que significa este time para o Atlético. A alegria do torcedor hoje. Há muito tempo eles não tinham tanta confiança e nossa responsabilidade aumenta muito. Não sei se iremos ganhar, mas iremos deixar a alma lá dentro a cada jogo”, comentou.

O investimento feito pela diretoria atleticana é grande para que o clube mineiro saia da fila de muitos anos sem um titulo de expressão. A conquista de maior repercussão foi o do Brasileiro de 1971. Jogadores renomados, como Diego Tardelli, que foi repatriado do futebol do Qatar, e Josué, contratação mais recente e que serviu como espécie de presente antecipado ao torcedor.

Porém, a grande esperança para o ano, é a manutenção de Ronaldinho Gaúcho, que renovou contrato até dezembro e é o principal nome do elenco. Motivado a conseguir lugar na seleção brasileira de Felipão, para a Copa do Mundo de 2014, o camisa 10vem sendo decisivo na Libertadores, onde vem atuando com regularidade.

Eleito duas vezes o melhor do mundo, Ronaldinho Gaúcho vem sendo importante para divulgar a imagem do time mineiro mundialmente. Onde passa, Ronaldinho leva multidões e conquista novos torcedores para o Atlético, na Argentina e na Bolívia, onde o time esteve em campo pela Libertadores, que volta a disputar após 13 anos.

“O Ronaldo é fenomenal, duas vezes melhor do mundo, um grande jogador, que caiu muito bem no Atlético, vem rendendo muito, foi um casamento perfeito. A torcida tem total confiança nele, que vem correspondendo. È o grande nome, o maestro”, disse o ex-atacante Marques, que também é considerado ídolo pela torcida atleticana e tem nome registrado na história do clube.

O ex-atacante, que foi vice-campeão brasileiro em 1999, mostra confiança no time de 2013 e acredita que o ano poderá ser de conquistas. “O time está muito bem, é forte com o seu torcedor, que vive depois de muitos anos uma grande expectativa, está em estado de euforia e isso faz o time forte. Em campo, o trabalho tem sido bem feito, tudo isso serve de motivação. Depois de muitos anos, o Atlético tem força para ser campeão”, acrescentou Marques.

  • Reuters/Gaston Brito

    Tardelli e Ronaldinho são ídolos atleticanos que fazem mais feliz o 105º aniversário atleticano

Torcida de parabéns

O volante Gilberto Silva, que despontou com a camisa atleticana em 2001, sendo vendido para o Arsenal, da Inglaterra, em 2002 e que retornou ao clube nesta temporada, tendo grande aceitação junto aos torcedores, parabeniza a torcida pelo aniversário.

“É puramente agradecimento, por todo apoio dado ao clube, por todas as coisas que representam, incentivam do lado de fora, seja em momento de vitória e derrota. O torcedor tem de ser parabenizado por todo apoio dado ao clube, sofrendo, vibrando, caminhando lado a lado, todo dia, a gente espera que seja um ano de vitória, de conquistas para o torcedor”, disse Gilberto Silva.

O experiente volante acredita que o time está pronto para voltar a ser campeão. “Começou bem, da forma como terminou ano passado, a equipe terminou bem, poderia ter ido melhor, mas faz parte da competição, começou de uma forma positiva”, destacou Gilberto Silva.

“È importante que mantenhamos este padrão que o clube conseguiu atingir, independente de quem esteja jogando procure fazer o melhor e se dedicar para que as vitórias sejam confortantes aqui dentro e em busca de algo maior que são os títulos”, acrescentou.