Topo

Santos estreia na Copa do BR, competição que Neymar soma vexames, título e artilharia

Neymar recebe a Chuteira de Ouro por ser o artilheiro da Copa do Brasil de 2010 - Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Neymar recebe a Chuteira de Ouro por ser o artilheiro da Copa do Brasil de 2010 Imagem: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

10/04/2013 06h00

O duelo entre Flamengo-PI e Santos nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no estádio Albertão, em Teresina, marcará o reencontro de Neymar com a Copa do Brasil, competição que o craque santista conquistou o título e a artilharia em 2010, com onze gols marcados. No entanto, a segunda competição nacional mais importante do país também gerou dois vexames na carreira do camisa 11.

O primeiro aconteceu em 2009, quando Neymar disputou pela primeira vez a Copa do Brasil. O craque santista fazia parte do time de Vagner Mancini, eliminado de forma inesperada pelo CSA, de Alagoas, em plena Vila Belmiro, logo na segunda fase da competição. O segundo vexame ocorreu na final de 2010, diante do Vitória. Na ocasião, Neymar cobrou um pênalti arriscando a “cavadinha”, mas viu o goleiro Lee ficar parado no meio do gol e fazer a defesa com tranquilidade.

Apesar da vergonha da “cavadinha”, a Copa do Brasil de 2010 faz o craque esquecer qualquer vexame. Isso porque Neymar, Robinho, Ganso e companhia, liderados pelo técnico Dorival Júnior, brilharam em diversos jogos, com goleadas, jogadas de efeito e golaços. O resultado final foi o título contra o Vitória, em Salvador, e Neymar como o artilheiro da campanha.

Neymar perdeu pênalti na final contra o Vitória após arriscar a "cavadinha" na Vila

  • Fabio Braga/Folhapress

    O goleiro Lee, do clube baiano, ficou parado no meio do gol e surpreendeu o santista em 2010

O craque santista brilhou em quase todos os jogos. Na impiedosa goleada por 10 a 0 contra o Naviraiense-MS, ele marcou dois golaços. No jogo seguinte, marcou mais dois gols na goleada contra o Remo por 4 a 0, resultado que eliminou o jogo de volta. No entanto, a melhor atuação de Neymar aconteceu diante do Guarani, nas oitavas de final. O atacante marcou cinco gols na goleada por 8 a 1.

Nas quartas de final, Neymar marcou um dos três gols que eliminaram o Atlético-MG de Vanderlei Luxemburgo, na Vila Belmiro. Contra o Grêmio, na semifinal, o craque passou em branco, mas voltou a marcar no primeiro jogo da final contra o Vitória, vencido por 2 a 0, o mesmo da “cavadinha”. No jogo de volta, Neymar deu o passe para o gol do título, marcado por Edu Dracena. A derrota santista por 2 a 1 garantiu o primeiro título da história do alvinegro praiano na Copa do Brasil.

Santos reestreia desfalcado do técnico Muricy Ramalho

Para a reestreia na competição, no duelo contra o Flamengo-PI, o Santos não terá o técnico Muricy Ramalho no comando do time. O treinador recebeu alta do Hospital São Luiz, em São Paulo, após evoluir do quadro clínico de diverticulite, mas será poupado por “ordem médica”. O auxiliar-técnico Tata comandará a equipe.

Além de Muricy, a equipe santista não contará com o volante Arouca, que está recuperado de lesão, mas ficará realizando reforço muscular na academia. O volante sofreu "um estiramento na região póstero medial da coxa direita" e desfalcou o Santos nas últimas duas rodadas do Campeonato Paulista – contra Oeste e São Caetano.

A boa notícia será o retorno do zagueiro Edu Dracena, que está recuperado de uma tendinite no joelho esquerdo e foi poupado das últimas duas partidas da equipe santista na temporada. Com isso, Neto volta para o banco de reservas, e Alan Santos é mantido ao lado de Renê Júnior na vaga de Arouca. O lateral direito Galhardo também continua como titular na vaga de Bruno Peres, lesionado.

O Flamengo-PI não esconde que o duelo contra o Santos é o mais importante do time na temporada. Por conta disso, o clube pretende lucrar com a presença de Neymar e companhia no Albertão. A expectativa dos dirigentes é que o estádio receba cerca de 40 mil torcedores.

O time do técnico Josué Teixeira conta com um ex-atleta do Santos no elenco: o veterano Lúcio, ex-Goiás e Flamengo também.

FICHA TÉCNICA - FLAMENGO-PI X SANTOS

Data: 10/04/2013
Horário: 21h50 (de Brasília)
Local: Estádio Albertão, em Teresina (PI)
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Assistentes: Luis Carlos Camara Bezerra (RN) e Izac Marcio da Silva Oliveira (RN)

FLAMENGO-PI
Robson; Niel, Laércio, Rafael Araújo e Rafinha (Wildinho); Alessandro, Marcelo, Leo Maceió e Lucio Bala; Darlan (Augusto) e Edson Di.
Técnico: Josué Teixeira.

SANTOS
Rafael; Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Alan Santos, Cícero e Montillo; Neymar e Giva.
Técnico: Tata.