Topo

Fã do Denver Nuggets, Ronaldinho faz do basquete seu "segundo esporte"

Ronaldinho Gaúcho esteve no Axé Brasil com camisa do Denver Nuggets, da NBA - Cristiano Rocha/Minas Arena
Ronaldinho Gaúcho esteve no Axé Brasil com camisa do Denver Nuggets, da NBA Imagem: Cristiano Rocha/Minas Arena

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

19/04/2013 06h00

No último sábado, Ronaldinho Gaúcho chamou atenção em sua participação no Axé Brasil, no Mineirão, vestido com uma camisa do Denver Nuggets, time de sua preferência na NBA, liga norte-americana de basquete, segundo esporte do ídolo atleticano. O craque, que já foi eleito duas vezes o melhor jogador de futebol do mundo, encarrega-se de fazer uma ponte entre as duas modalidades, importando a forma de comemorar.

Ronaldinho Gaúcho já havia revelado que inspira a sua principal celebração de gol, feita em conjunto com o companheiro Jô, nos astros da NBA. Apreciador especialmente do basquete praticado nos Estados Unidos, o camisa dez do Atlético-MG diz que gosta de ver em ação a seleção dos Estados Unidos, além de ser admirador do Denver Nuggets.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Estilo despojado dos jogadores norte-americanos de basquete conquistou Ronaldinho Gaúcho, que é fã da seleção dos Estados Unidos e tem como passatempo assistir jogos da NBA

“Assisto aos jogos da NBA, é meu segundo esporte. Gosto muito da seleção dos Estados Unidos, que quase nunca perde, mas não sou torcedor de nenhum time, gosto do esporte”, explicou Ronaldinho Gaúcho, ao UOL Esporte.

Se não chega a ser um torcedor de carteirinha do Denver Nuggets, Ronaldinho não esconde sua simpatia pelo time em que um brasileiro brilhou. O pivô Nenê Hilário defendeu esta equipe entre 2002 e 2012. E a paixão do destaque atleticano não fica restrita a acompanhar jogos pela televisão.

Quando jogava futebol na Europa, Ronaldinho Gaúcho viajou aos Estados Unidos com o objetivo de assistir jogos ao vivo. “Gosto de assistir aos jogos, ver a empolgação dos jogadores, da torcida, é um esporte bem legal”, observou o craque, que se colocou no meio de uma polêmica durante o jogo em que o Atlético-MG foi derrotado pelo São Paulo, por 2 a 0.

Ronaldinho ameniza polêmica e pede respeito ao São Paulo nas oitavas

  • Reprodução/Twitter

    Ronaldinho Gaúcho usou o Twitter, nesta quinta-feira, para tentar amenizar a declaração dada ao final da derrota para o São Paulo, por 2 a 0, pela Libertadores, quando disse que no mata-mata contra o próprio time paulista será ?outra história?. O camisa 10 do Atlético-MG afirmou que a declaração foi para motivar os companheiros e pregou respeito ao adversário. ?O que eu quis dizer foi que o jogo foi importante para que os jogadores do Atlético entendessem o que será a fase de mata-mata, em que não se pode errar?, escreveu Ronaldinho Gaúcho em seu Twitter.

Esse resultado classificou o tricolor paulista para as oitavas de final da Libertadores, quando enfrentará o mesmo Atlético-MG. Ao final da partida de quarta-feira, no Morumbi, o camisa dez não se mostrou preocupado com a derrota e a classificação do São Paulo para enfrentar o Atlético nas oitavas de final. “Lá (no Independência) é uma outra história, eles (São Paulo) sabem que é outra história”, afirmou Ronaldinho, que foi rebatido pelos são-paulinos. Pelo twitter, na quinta-feira, ele se explicou.

Passatempo na concentração

Os jogos da NBA são a distração predileta de Ronaldinho Gaúcho durante as concentrações, na Cidade do Galo, em Vespasiano. Ao lado de Jô, companheiro de quarto, o camisa 10 passa parte da madrugada assistindo às partidas da principal liga de basquete do mundo. O amigo afirma que Ronaldinho se anima com os jogos.

“Ele gosta muito mesmo, assiste aos jogos e eu tenho de ver também. Ele vibra com as jogadas, gosta das comemorações dos jogadores a cada ponto. É fã do esporte realmente, eu estou aprendendo a gostar de tanto assistir”, contou Jô, que lembra um atleta de basquete, pelo tamanho e porte físico.

Mais do que a comemoração com Jô, que já virou marca registrada dos amigos no Atlético, quando celebram os gols com o tradicional “peito no peito”, Ronaldinho Gaúcho adota o estilo do basquete, despojado, no seu visual no dia a dia. É comum o atleta aparecer com shorts largos e, principalmente, camisa de times da NBA.

No Atlético-MG, Ronaldinho já apareceu utilizando a camisa da seleção americana de basquete. No último sábado, durante o Axé Brasil, evento de música baiana, que aconteceu no Mineirão, em Belo Horizonte, o camisa dez subiu ao palco no show de encerramento da banda Parangolé e estava vestido com a blusa do Denver Nuggets.

A inspiração do jogador tirada da tela de televisão, durante os jogos da NBA, foi levada para o campo com a comemoração ensaiada com Jô, quando um dos dois marca gol e batem peito com peito. O fato, que já virou rotina e é celebrado pelos torcedores cada vez que acontece foi inspirado no basquete.

A comemoração do peito no peito, inclusive, foi copiada por torcedores atleticanos fora dos gramados. Um vídeo, publicado no mês de março, mostra um torcedor fazendo o peito no peito com seu cachorro, fato que virou febre na internet.