Topo

No "Tabelinha", Juca e Birner pedem Ponte ou Santos campeões para "salvar" o Paulistão

Tetra estadual do Santos seria inédito na era do profissionalismo, lembrou Juca Kfouri - Reprodução/UOL
Tetra estadual do Santos seria inédito na era do profissionalismo, lembrou Juca Kfouri Imagem: Reprodução/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/04/2013 17h48

Ponte Preta ou Santos campeões. Segundo os blogueiros Juca Kfouri e Vítor Birner, esta seria a única maneira de dar alguma graça ao "modorrento" Campeonato Paulista. No "Tabelinha" desta segunda-feira, os blogueiros lembraram que o clube praiano pode conquistar um inédito tetra do Estadual, enquanto a equipe de Campinas segue em busca de seu primeiro grande título na história.

"Só tem das possibilidades de dar alguma graça. Uma é título do Santos, que seria um inédito tetra na era do profissionalismo, já que o Paulistano até foi tetra, mas nos tempos do amadorismo", disse Juca.

"Outra é a Ponte campeã. É um dos times mais antigos do Brasil, vem trabalhando muito bem nos últimos anos, jogando inclusive primeira divisão do Brasileiro, e merece essa conquista", completou.

Birner, então, lembrou o mais famoso dos cinco vice-campeonatos estaduais da "Macaca": o de 1977, quando a Ponte foi derrotada pelo Corinthians numa melhor de três jogos.

"Seria uma justiça histórica por 77?", questionou. Juca concordou: "Seria. Em 1977, o time da Ponte era melhor que o do Corinthians, mas não suportou a final em três jogos, todos no Morumbi, com a pressão dos 'malucos' do Corinthians querendo acabar com 23 anos de fila", afirmou.

"Alguns dirão: mas o Botafogo de Ribeirão também nunca foi campeão do Paulista, e o Mogi também não. Mas eles não têm a mística da Ponte Preta. A 'Macaca' já bateu demais na trave. Acho que agora é a hora de conquistar o título", completou Kfouri.

Os comentaristas também criticaram o modelo do Campeonato Paulista, que tem 19 rodadas na fase de classificação para definir os oito melhores. Começa aí a fase de mata-mata, mas com apenas um jogo e sem vantagem do empate para o time de melhor campanha. Um erro crasso - e com explicações nos bastidores - segundo Juca e Birner.

"Você passa 19 rodadas modorrentas para definir os oito classificados e, quando começam os mata-matas, os jogo são só 'mata', não tem nem partida de volta, sem vantagem do empate. É natural, é justo, eu te pergunto?", disparou Juca.

"Isso é culpa do Marco Polo (Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol), com sua política de querer agradar a todos, que não quis mais o sistema com apenas quatro classificados. Quando passam oito, é mais fácil os pequenos chegarem, tem menos chances dos grande ficarem fora... Mas o mérito esportivo, a competitividade e as equipes não são levados em conta", detonou Birner.