Topo

Torcida de time búlgaro comemora aniversário de Hitler e causa revolta

Torcida do Levski Sófia exibiu suásticas e faixas comemorando aniversário de Hitler - Reprodução
Torcida do Levski Sófia exibiu suásticas e faixas comemorando aniversário de Hitler Imagem: Reprodução

Das agências internacionais

Em Lovech (Bulgária)

22/04/2013 13h20

Parte da torcida do Levski Sófia protagonizou um triste episódio neste sábado. Durante o jogo contra o Litex Lovech, válido pelo Campeonato Búlgaro, alguns torcedores fizeram manifestações exaltando o nazismo.

Um grupo de torcedores exibiu a suástica, um dos símbolos mais conhecidos do nazismo, nas arquibancadas do estádio Lovech. Além disso, eles comemoraram o aniversário de Adolf Hitler, nascido em 20 de abril de 1889. Foram exibidas bandeiras com as frases “Feliz aniversário” e “Ele estava certo.”

ASSISTA ÀS MANIFESTAÇÕES DA TORCIDA DO LEVSKI SÓFIA

Além das manifestações favoráveis ao nazismo, torcedores do Levski Sófia também exibiram faixas de exaltação ao “orgulho branco.”

Os ultras (torcedores mais radicais) do Levski Sófia se tornaram conhecidos por suas atitudes discriminatórias. Em agosto do ano passado, eles ofenderam um jogador da própria equipe. Basile de Carvalho, de Guiné Bissau, sofreu ofensas racistas durante a partida contra o Botev Plovdiv, pelo Campeonato Búlgaro.

Carvalho ameaçou deixar a equipe após as manifestações discriminatórias, que ocorreram quando o atacante dava uma volta olímpica ao lado dos companheiros. Torcedores imitaram macacos e arremessaram uma banana no gramado. O jogador reagiu às ofensas e foi agredido por um segurança.

Ainda em 2012, a Uefa multou o Levski Sófia em 30 mil euros pelo comportamento de sua torcida. Durante o jogo contra o Sarajevo, pela segunda fase preliminar da Liga Europa, torcedores do clube búlgaro exaltaram líderes do exército sérvio (rivais dos bósnios na Guerra Civil Iugoslava), exibiram faixas com ofensas de cunho racial e ofenderam os jogadores da equipe bósnia.

Devido aos incidentes ocorridos no último sábado, o Levski Sófia pode sofrer pesadas sanções da Federação Búlgara (BFU). O clube pode ser multado e perder pontos no campeonato nacional.

Esta não foi a única polêmica do jogo. A BFU suspendeu o árbitro Nikolay Yordanov por tempo indeterminado. Ele foi muito criticado pelos jogadores do Litex Lovech e pelo técnico Hristo Stoichkov, que o classificou como “vergonha para o futebol”.

Em campo, o Levski Sófia venceu por 2 a 1 e está em segundo lugar no Campeonato Búlgaro com 52 pontos, dois a menos do que o Ludogorez Rasgrad.