Topo

'Xodó da torcida' e má fase de Durval ameaçam 'zaga intocável' no Santos

O zagueiro Neto ameaça a vaga de Durval, que coleciona falhas em 2013 - Ricardo Saibun/Divulgação/Santos FC
O zagueiro Neto ameaça a vaga de Durval, que coleciona falhas em 2013 Imagem: Ricardo Saibun/Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

23/04/2013 06h00

Apesar da classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista e a invencibilidade de 12 jogos, o técnico Muricy Ramalho é pressionado a modificar parte da escalação do Santos para a reta final do Estadual, além da sequência da Copa do Brasil.

A torcida santista, que iniciou um protesto na internet contra um possível futebol “apático” do time, pede principalmente nas redes sociais o fim da intocável dupla de zaga do Santos, formada por Edu Dracena e Durval, que atuam juntos no setor desde o início de 2010.

A regularidade de Neto, reserva imediato da dupla de titulares, somada a má fase de Durval fortalece o pedido dos torcedores, que “adotaram” o ex-zagueiro do Guarani como uma espécie de “xodó” entre os reforços contratados para a temporada 2013. Além de Neto, o volante Renê Júnior também caiu nas graças da torcida.

"É mais uma oportunidade. Fico feliz porque isso mostra que estou trabalhando bem e o Muricy está acreditando em mim. Ser titular é difícil, mas não é impossível. O futebol é muito momento. Já vi o Real Madrid com o Marcelo no banco, o próprio Sergio Ramos. Também já vi o Puyol (zagueiro do Barcelona) no banco. É difícil porque (Durval e Dracena) já conquistaram tudo faz tempo, mas vim para substituí-los. Tenho que continuar trabalhando", afirmou Neto ao ser questionado sobre a titularidade.

Durval, por sua vez, coleciona muitas falhas no setor defensivo do Santos neste ano. A gota d`água para os torcedores foram os erros do zagueiro no empate contra o Flamengo-PI no jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil, em Teresina.

O Santos ganhava por 2 a 0 e eliminava o segundo jogo, mas permitiu o empate. No primeiro gol, Durval não acompanhou Lúcio, que sofreu o pênalti cometido pelo goleiro Rafael e, posteriormente, cometeu a falta na entrada da área, que originou o segundo gol do Flamengo-PI.

Durval também cometeu outras faltas que prejudicaram o time no decorrer dos jogos. No duelo anterior ao de Teresina, contra o São Caetano, no Pacaembu, o Santos apenas empatou por 1 a 1 após sofrer o gol em uma cobrança de falta do atacante Jael.

No empate contra o Mogi Mirim por 2 a 2, no último dia 28, o Santos sofreu o gol de empate também em cobrança de falta. Por coincidência, Durval foi o responsável por cometer as três faltas: contra Mogi, São Caetano e Flamengo-PI.

Além das falhas, o envelhecimento da defesa também ajuda a pressionar os titulares. Durval completará 33 anos, enquanto Edu Dracena tem 32 e o lateral esquerdo Léo tem 37. Além de Neto, a dupla de zaga campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior, formada por Jubal e Gustavo Henrique, aguardam por oportunidades. Emerson Palmieri, Paulo Henrique e Guilherme Santos também sonham com a vaga de Léo.