Topo

Sem alarde, 'bom mineiro' Bernard se prepara para jogar no exterior

Jovem atacante Bernard iniciou os estudos de inglês e pesquisa sobre a cultura europeia - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Jovem atacante Bernard iniciou os estudos de inglês e pesquisa sobre a cultura europeia Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

16/05/2013 06h00

Um dos destaques do Atlético-MG, Bernard virou alvo de clubes europeus. Mais valorizado após ser convocado por Felipão para a seleção brasileira, que disputará a Copa das Confederações, o meia-atacante já trabalha com mais ênfase a ideia de sair do país. A jovem revelação atleticana começou a estudar inglês para facilitar sua adaptação à Europa e tem conversas com pessoas próximas sobre uma transferência no meio deste ano.

Bernard é um dos grandes alvos na janela de transferência que se abrirá no meio do ano. O Borussia Dortmund, finalista da Liga dos Campeões, quando enfrentará o Bayern de Munique, surge como candidato forte a levar o jogador, segundo a imprensa da Alemanha. O Tottenham, da Inglaterra, aparece como opção, além do Shakhtar Donetsk, que vê o brasileiro como alternativa para suprir perdas recentes de jogadores.

Jornal exalta qualidade de Bernard, mas o vê franzino para futebol alemão

  • Reprodução

    Alvo do futebol europeu, Bernard voltou a receber atenção da imprensa da Alemanha. Após ser revelado o interesse do Borussia Dortmund pelo atleta, o jornal Kicker publicou em seu site uma matéria sobre a revelação do Atlético-MG, destacando a qualidade do meia-atacante, mas levantando dúvidas no aspecto físico do jogador. De acordo com a publicação, o clube alemão terá de pagar 20 milhões de euros para conseguir tirar Bernard do Atlético. O Kicker considera o valor significativo, mas informa que o Dortmund estaria disposto a fazer aposta.

Muito ligado à sua família e ainda muito jovem, com apenas 20 anos, Bernard não esconde desde o início que a adaptação fora do Brasil é um dos fatores de maior preocupação quanto a uma saída do clube mineiro. Para tentar amenizar as dificuldades, o atleta já estuda Inglês e até procura conhecer um pouco dos possíveis destinos na Europa, para conhecer a cultura.

O UOL Esporte conversou com uma pessoa ligada ao grupo de empresários que orientam os negócios de Bernard, que revelaram que o jovem atleta procura se manter distante das especulações, mas que sabe que existe chances de ser negociado ainda em 2013. Os familiares do atleta já foram informados da possibilidade de transferência do atleta, mas também se distanciam das negociações.

O jovem atleta não desmente que está à par do futuro e garante que notícias sobre possibilidade de transferência acabam servindo para motivá-lo. “Mesmo que a gente fique sabendo de propostas assim, para mim não será pelo lado negativo, vou sempre querer atuar bem para que outras propostas possam aparecer. Isso (saber de proposta) não vai me atrapalhar”, disse.

Mesmo abaixo da forma física ideal, Bernard quer ser decisivo na final

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Uma das novidades da lista de convocados do técnico Felipão para a Copa das Confederações, Bernard reconheceu, em entrevista na manhã desta quarta-feira, que ainda não atingiu a forma física ideal após se recuperar de lesão no ombro esquerdo. Porém, espera aproveitar a motivação extra para ser decisivo diante do Cruzeiro, domingo, às 16h, no Mineirão, na segunda partida da final do Campeonato Mineiro. ?Graças a Deus eu pude voltar e ajudar a equipe da maneira que estou podendo. Ainda não estou fisicamente em meu melhor momento. É tentar recuperar fisicamente mais rápido possível, não estando bem fisicamente, tecnicamente não sai como a gente esperava. É procurar recuperar bem?, disse Bernard.

“O meu desejo é o de querer ficar, deixo bem claro, as especulações, propostas, falo para o meu empresário para me passar apenas o que for definitivo, quando tiver por escrito. Quero manter o foco no futebol, fora isso ele resolve, claro que a palavra final será minha, mas penso no futebol”, acrescentou Bernard.

Os familiares do atleta, por sua vez, evitam comentar a saída do jogador. Orientados pelo próprio meia-atacante, a mãe e o pai, que em certo momento chegaram a admitir uma transferência do atleta para a Alemanha, se fecharam e não falam sobre o futuro do atleta e nem sobre uma mudança para o exterior.

Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Mesmo que a gente fique sabendo de propostas assim, para mim não será pelo lado negativo, vou sempre querer atuar bem para que outras propostas possam aparecer. Isso (saber de proposta) não vai me atrapalhar

Bernard, atacante do Atlético-MG

Bernard confirma que a família ficará de fora desta situação. “Minha mãe falou que não disse nada sobre a minha saída, então acredito que não tenha acontecido nada disso, ela não iria me falar uma coisa e fora outra. Mas eles (família) não vão ficar comentando sobre esta situação”, disse.

Apesar do distanciamento aparente, tanto de Bernard quanto da sua família, a saída do atleta ganha corpo e poderá acontecer na abertura da janela de transferência, no meio do ano. “Eu não estou dando entrevista em relação a isso, não estou querendo falar sobre isso, estou evitando”, observou.

O Tottenham tem interesse na contratação de Bernard, por indicação do técnico André Villas Boas. O clube inglês, que mira também Leandro Damião, do Internacional, já iniciou conversas com representantes do atleta e dão como prioridade de negócio fechar com a revelação atleticana. Dessa forma, o jogador do time gaúcho, que também disputará a Copa das Confederações, ficará como plano B em caso de fracasso com Bernard.

A convocação do meia-atacante atleticano para a Copa das Confederações, na última terça-feira, valoriza o atleta, que só deverá deixar o alvinegro mineiro com proposta próxima aos 20 milhões de euros.

A diretoria do Atlético-MG também adota a discrição ao tratar de eventual negociação de Bernard. “Não vamos sofrer agora por uma situação que não pode acontecer. A janela internacional está fechada, só abre no meio do ano, então, vamos comentar sobre isso no momento oportuno. Não tenho porque falar sobre isso agora, mas garanto que o Bernard não está negociado”, afirmou o diretor de futebol Eduardo Maluf, em entrevista ao programa Os donos da bola, da Band Minas. Na última terça-feira.