Topo

Bahia anuncia o técnico Cristovão Borges e o novo diretor de futebol

Cristovão Borges foi o escolhido para substituir o técnico Joel Santana - Vinicius Castro/UOL Esporte
Cristovão Borges foi o escolhido para substituir o técnico Joel Santana Imagem: Vinicius Castro/UOL Esporte

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/05/2013 18h09

O Bahia já tem um novo treinador. Cristovão Borges foi anunciado nesta sexta-feira como substituto de Joel Santana e assinará contrato até dezembro de 2014. O cargo estava vago desde segunda-feira, quando a diretoria demitiu o profissional após a goleada sofrida para o Vitória por 7 a 3, na Fonte Nova, pelo jogo de ida da final do Campeonato Estadual.

Além do novo comandante, o presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, anunciou em entrevista coletiva a chegada de Anderson Barros. Ele será o novo diretor de futebol do clube e chega para substituir Paulo Angioni, que pediu demissão após o clássico de domingo.

Barros foi gerente de futebol do Botafogo nos últimos quatro anos e também acumula passagens por Figueirense e Flamengo.

Cristovão é cria do tricolor baiano. Isto porque, ele iniciou sua carreira como jogador no clube e se sagrou bicampeão estadual em 1977 e 1978.

Ele tem 53 anos e seu último clube foi o Vasco. O técnico deixou o clube carioca em setembro de 2012, após uma goleada da equipe para o próprio Bahia por 4 a 0, em São Januário. Em 78 partidas, ele acumulou 41 vitórias, 18 empates e 19 derrotas.

O comandante era auxiliar de Ricardo Gomes quando chegou ao Vasco, em 2011. Entretanto, após o técnico sofrer um AVC durante uma partida diante do Flamengo, ele acabou assumindo a equipe carioca.

No período, o Vasco se sagrou campeão da Copa do Brasil, foi vice-campeão brasileiro e chegou à fase semifinal da Copa Sul-Americana. Na temporada de 2011, ele dividiu com Ricardo Gomes o prêmio de melhor técnico do Brasileirão.

Em seu novo trabalho, Cristovão Borges terá trabalho porque o time vive uma grave crise. Além da equipe ter sofrido uma goleada para o Bahia, alguns atletas já foram dispensados e algumas pessoas da diretoria deixaram o clube.

No domingo, a equipe será dirigida pelo auxiliar Chiquinho de Assis. Durante a semana, Eduardo Barroca, foi liberado da partida porque precisa resolver um assunto particular no Rio de Janeiro.