Topo

Ídolo de infância de Neymar, Evair "entende" escolha pela base do Santos

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

04/06/2013 06h00

O ex-atacante Evair fez muito sucesso com camisa do Palmeiras nas duas passagens que teve pelo clube alviverde e seus gols e títulos o fizeram cultivar muitos fãs, entre eles Neymar. Como revelou o “Fantástico”, da TV Globo, no último domingo, o agora atacante do Barcelona se assumiu palmeirense e fã do futebol do já aposentado jogador.

Evair não assistiu à reportagem, mas foi informado sobre a revelação, depois leu a repercussão na internet e ficou contente em saber que serviu de inspiração para um dos melhores atacantes do mundo na atualidade.

“É gratificante e muito bom saber disso. Eu encontrei o Neymar uma vez e ele sempre demonstrou carinho pelo meu futebol, pelo que fiz no Palmeiras. Conversamos pouco, só nos cumprimentamos”, disse Evair ao UOL Esporte.

O ex-jogador do Palmeiras, entre outros clubes, elogiou muito o futebol de Neymar e aprovou sua ida para a Europa.

“Ele tem aquela irreverência que todos gostamos, a qualquer momento pode fazer alguma coisa que chame a atenção. A ida dele ao Barcelona vai fazer com que ele cresça muito na profissão e na vida pessoal também”, analisou.

Neymar era palmeirense na infância e fã de Evair, mas escolheu as categorias de base do Santos para treinar e surgir para o futebol. O ex-atacante do Palmeiras diz que o histórico recente dos dois clubes quando o assunto é futebol de base serve de explicação para a escolha.

“Tem que analisar o histórico dos dois times. Qual o jogador que o Palmeiras tem revelado? Quais as condições que o Palmeiras dá e quais o Santos dá? O Palmeiras não revela ninguém de grande nome há muito tempo. Tem algo por trás disso, algo que o Santos está fazendo certo e o Palmeiras não”, analisou. 

Evair tem acompanhado com uma certa distância o Palmeiras, não porque quer, mas por conta de compromissos profissionais. O ex-jogador confia no acesso, mas pede atenção ao time de Gilson Kleina.

“Tem que tomar cuidado em momento como este. O Palmeiras tem que ficar em uma boa posição antes da parada (da Copa das Confederações) para ter o tempo de treinos de forma tranquila”, finalizou.