Topo

Carlinhos ensaia fala de adeus, mas Flu tenta manter lateral com aumento

Carlinhos teve boa atuação contra o Coritiba e disse que quer ficar no Flu - Agencia Photocamera
Carlinhos teve boa atuação contra o Coritiba e disse que quer ficar no Flu Imagem: Agencia Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/06/2013 06h01

A insistência quase obsessiva do Galatatasaray-TUR em contratar o lateral Carlinhos tem deixado o camisa 6 em dúvida sobre seu futuro no Fluminense. Após a derrota por 2 a 1 para o Coritiba, na última quinta-feira, o jogador confirmou as sondagens de fora, deu a impressão de despedida, mas disse que quer ficar até o final do contrato, que vence em 2014. O time das Laranjeiras estuda oferecer um aumento salarial para garantir a permanência do atleta, mas não irá se opor se o desejo for a transferência.

"Primeiramente, agradeço ao Fluminense por tudo. Minha vontade, já expressei isso, é ficar. Tem sondagens, mas, por enquanto, não tem nada certo. A torcida pode ficar tranquila que eu ainda jogo no Fluminense. Tenho contrato até 2014", destacou o lateral esquerdo na saída do gramado.

Além do bom momento vivido por Carlinhos, a diretoria não se entusiasma tanto por considerar a negociação pouco lucrativa em comparação a outros jogadores. O Fluminense recebeu ofertas de cerca de R$ 9 milhões pelo camisa 6, mas tem a menor parte dos seus direitos econômicos. Na balança, a perda técnica seria maior que o benefício financeiro. Por outro lado, o jogador tem o sonho de atuar na Europa e gostaria de buscar a independência financeira.

Os contatos entre Carlinhos e Galatasaray são antigos. O ex-goleiro Taffarel conversou com o jogador e com o técnico Abel Braga ainda no início de 2012 para dar detalhes do clube e saber informações sobre o desejo de transferência. Os valores não agradaram e a diretoria não desejava perder o atleta naquele momento. A equipe turca avalia a chegada do camisa 6 como ideal para fortalecer o elenco que conta com estrelas como Drogba e Sneijder.

Na última terça-feira, ao comentar a negociação de Wellington Nem com o Shakatar-UCR, o diretor executivo Rodrigo Caetano confirmou sondagens, mas disse que não recebeu proposta oficial.

"É outro atleta que teve sondagem ano passado e no início desse ano, mas de forma concreta ainda não tivemos nada, nenhuma negociação em andamento por ele. Não vou trabalhar com hipóteses. Só posso avaliar no momento que tiver a proposta concreta. Carlinhos completará 200 jogos, tem história importante no clube. Mas às vezes o jogador não tem como ficar uma eternidade no clube”, disse Rodrigo Caetano.

Carlinhos é um dos jogadores há mais tempo no Fluminense, tendo sido contratado em 2010 do Santo André. Ele participou da conquista dos campeonatos brasileiros de 2010 e 2012, além do Estadual de 2012. São 151 jogos com a camisa tricolor e oito gols marcados. Contestado em alguns momentos, o lateral tem sido um dos mais regulares nesta temporada e vem sendo exaltado pela torcida em praticamente todos os jogos.

Caso a negociação se concretize, o time das Laranjeiras deve buscar um nome para a posição. O argentino Monzón, emprestado pelo Lyon até o final do ano, não conseguiu uma sequência de jogos e não tem agradado. Ronan e Fernando, da base, poderiam ser utilizados, mas a tendência é que o Fluminense busque outro nome no mercado da bola.