Topo

Bem-sucedidos, atletas do Cruzeiro apadrinham projetos sociais pelo Brasil

Léo, do Cruzeiro, ajuda jovens carentes com dinheiro, material esportivo e conselhos - Divulgação/Cruzeiro
Léo, do Cruzeiro, ajuda jovens carentes com dinheiro, material esportivo e conselhos Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

15/06/2013 06h00

Com certo sucesso no futebol e com situação financeira tranquila, alguns jogadores do Cruzeiro aproveitam a condição de vida para ajudar projetos sociais e ser “padrinhos” de atividades que contribuem para melhorar a qualidade de vida de crianças em alguns locais do Brasil.

No time celeste, o zagueiro Léo e o volante Tinga participam do projeto Aspirantes de Cristo, que é ligado à igreja evangélica e trabalha geralmente com famílias carentes e jovens em situações de risco social.

O projeto é desenvolvido na Região do Morro do Santana, região periférica de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e que é sede desse programa. 

Os atletas começaram a participar do projeto quando atuavam pelos dois grandes clubes de Porto Alegre, Grêmio e Internacional. Evangélicos, os jogadores foram convidados para conhecer o projeto e se tornaram espécies de “padrinhos”, assim como os meias Elano e Zé Roberto, que atuam pelo tricolor gaúcho.

O zagueiro Léo afirma que tenta contribuir de diversas formas com o projeto. “A gente tenta ajudar da melhor maneira possível. Eu ajudo financeiramente, porque posso, mas também com doação de materiais esportivos, camisas”, enumera o atleta celeste.

Além disso, o jogador tenta orientar os jovens que participam também de escolinhas de futebol no projeto. “Sempre que posso tento conversar com eles sobre os perigos do mundo, dos cuidados que devemos ter na nossa vida, para termos uma vida correta”, observou.

Ceará e Tinga planejam readquirir forma física na pausa do Brasileirão

  • Washington Alves/Vipcomm

    Convocados para a intertemporada do Cruzeiro, a partir da próxima semana, o lateral Ceará e o volante Tinga querem aproveitar o período de recesso para se recuperarem de contusões e adquirirem a forma física ideal para o retorno do Campeonato Brasileiro. Com estiramento na coxa direita, sofrido na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o lateral Ceará acredita que a viagem será importante para se recuperar da contusão e voltar ao condicionamento físico.

Assim como Léo, o volante Tinga também ajuda no projeto. O veterano jogador diz que é uma forma que tem de usar o seu sucesso no futebol e passar bons exemplos para os jovens, assim como faz com os atletas promovidos ao profissional no Cruzeiro.

“É uma forma que temos de ajudar o próximo e contribuir de alguma forma para ver uma criança, um adolescente mais feliz. Acho que nós jogadores temos que saber dessa nossa importância e do nosso poder, vamos dizer assim, de ajudar”, comentou o atleta.

Por estarem atuando no Cruzeiro, Léo e Tinga pouco comparecem pessoalmente ao projeto na cidade gaúcha. Mas, na capital mineira, tentam também ajudar na igreja que freqüentam, dando testemunhos a outros fieis.

Projeto em “casa”

Já o lateral direito Ceará desenvolve um projeto na sua cidade natal Crato, no interior cearense. Ainda quando atuava pelo Paris Saint-Germain, o camisa celeste comprou um terreno de quase mil metros quadrados e iniciou uma ação também com jovens que vivem em uma região periférica da sua cidade.

O jogador está construindo um campo de futebol, refeitório, salas de aula e uma clínica médica para abrigar jovens que têm certo futuro no futebol, mas que não têm condições de entrar nas chamadas escolinhas ou tentar a sorte na capital cearense.

“É um desejo que sempre tiver de ajudar a algumas pessoas que necessitam na minha cidade e agora posso fazer isso com o que pude alcançar até agora na minha carreira”, afirmou o experiente jogador.