Topo

Aperto financeiro adia renovações, e Flu corre risco de perder jogadores

Edinho é um dos cinco jogadores que tem contrato até o final desta temporada - Bruno Turano/Photocamera
Edinho é um dos cinco jogadores que tem contrato até o final desta temporada Imagem: Bruno Turano/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/06/2013 06h00

O delicado momento financeiro do Fluminense estabeleceu algumas prioridades nas Laranjeiras: quitar os impostos correntes e pagar os salários dos funcionários que recebem menos. As conversas para renovação dos jogadores que têm contrato até o final da temporada foram adiadas e só deverão ser retomadas quando a questão das penhoras for resolvida.

São cinco atletas com vínculo próximo do final. O goleiro Ricardo Berna, o zagueiro Anderson, o volante Edinho e os meias Deco e Felipe podem assinar pré-contrato com outras equipes a partir do dia 1º de julho. O clube, porém, aposta na vontade dos atletas em permanecer e na paciência com a situação já externada de aperto nos cofres tricolores.

"Renovamos alguns contratos recentemente [Samuel e Digão], mas temos até o final do ano para conversar com os jogadores. Vamos sentar para conversar caso a caso. Temos interesse na permanência dos jogadores e contamos também com a vontade deles em seguir defendendo o Fluminense", declarou o diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano.

O Fluminense tem sofrido por conta das penhoras da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) desde o ano passado, já que não recolheu imposto de renda retido na fonte entre 2007 e 2010. Até mesmo a venda do atacante Wellington Nem foi bloqueada pelo órgão federal, obrigando o time carioca a utilizar empréstimos e antecipar receitas. Com isso o valor que o time das Laranjeiras receberá como luvas se assinar com o consórcio Maracanã deve ser utilizado diretamente na construção do futuro CT, para que não seja bloqueado na Justiça.

A situação do meia Deco é diferente dos demais. O camisa 20 declarou em entrevistas recentes que pode se aposentar ao final desta temporada, o que deve mesmo se confirmar. O goleiro Ricardo Berna, jogador mais antigo no elenco, e o zagueiro Anderson, contratado no início de 2012,  tiveram sondagens do Vasco. Atualmente, dos cinco em final de contrato, o único titular da equipe carioca é o volante Edinho, um dos jogadores favoritos de Abel Braga.

Além deles, existe a necessidade de definição do Fluminense sobre o lateral esquerdo Monzón e o atacante Rhayner. Ambos estão emprestados ao clube até o final de 2013, mas existe opção de compra que pode ser acionada, além da discussão do contrato futuro. Como os atletas costumam receber um 'bônus' pela assinatura de novos vínculos, a diretoria tenta retardar a discussão sobre as renovações.

"A realidade da nossa situação atualmente é essa [de dificuldade financeira]. Estamos trabalhando para cumprir nossos compromissos e algumas situações são prioritárias. Mas vamos seguir na linha de manutenção do elenco, que já provou seu sucesso nos últimos anos", completou Rodrigo Caetano.

Após vencer o Orlando City Sub 23 por 7 a 1 na última terça-feira, o Fluminense disputa novo jogo-treino contra o Fort Lauderdale Strickers nesta quarta. Somente os reservas encaram o Cruzeiro na sexta-feira, enquanto o time principal fecha a participação nos Estados Unidos contra Orlando City no estádio Citrus Bowls.

EMISSORA AMERICANA CITA FLUMINENSE COMO 'SUPERPOTÊNCIA' DO FUTEBOL