Topo

Felipe dá dica aos jovens e comemora treino nos EUA após pré-temporada curta

Felipe aponta que viagem aos EUA é importante para dar conselhos aos garotos do Flu - Nelson Perez/Fluminense FC
Felipe aponta que viagem aos EUA é importante para dar conselhos aos garotos do Flu Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/06/2013 15h03

O Fluminense se prepara para a sequência do Campeonato Brasileiro em Orlando, nos Estados Unidos. Com quatro partidas amistosas – duas já foram disputadas –, o elenco tricolor tem intertemporada agitada e com pouco tempo para ajustes de Abel Braga. O veterano Felipe acredita que a excursão é importante para os jogadores, já que o período de pré-temporada no início do ano foi curto. Ele acha que o decorrer das competições também será benéfico.

“Na pré-temporada, não há tempo adequado para se ajustar, e o Fluminense vai conseguir melhorar na parte física e técnica no decorrer do campeonato. Vamos nos entrosar ainda mais. O Abel terá mais de olhar de olhar os garotos que o Fluminense tem”, destaca o meia, pouco utilizado por Abel até o momento na temporada.

Sobre os jovens do Fluminense, Felipe acredita que a viagem da delegação tricolor ao exterior serve para dar ainda mais oportunidades para que ele possa distrubuir conselhos, dando espaço para que as promessas da base do clube possam crescer sozinhas.

“Procuro passar tudo o que vivi, procurar deixar os garotos bem à vontade. Alguns são mais tímidos e outros são mais soltos. Isso depende de cada jogador. Não perturbo muito não, porque já fui garoto e sei que posso passar a ser chato. É importante ter o momento certo de conversar e de brincar. Fico feliz de poder passar um pouco da minha experiência. Se eles tiverem cabeça boa e foco, esses garotos a maioria vai dar frutos para o Fluminense”, opina.

Pelo lado técnico, no entanto, Felipe ainda enxerga uma distância dos clubes norte-americanos para os brasileiros. “O nível técnico está muito aquém dos times brasileiros. O que pude perceber é que a obediência tática deles é muita grande, apesar das equipes serem pequenas. Eles são muito compenetrados e obedientes”, explicou o meia, que se diz à disposição de Abel para ajudar após a volta do Brasileiro, paralisado por causa da Copa das Confederações.

“O Fluminense tem elenco muito qualificado. Essa parada foi importante para alguns jogadores lesionados pudessem se recuperar e nos ajudar nessa caminhada difícil que é o Brasileiro. Espero que o Fluminense consiga manter o foco para poder continuar no grupo de cima. O campeonato é muito difícil, tem que manter regularidade e crescer no momento certo. Não adianta começar muito bem e cair”, encerra.

O Fluminense venceu uma partida e empatou outra em território norte-americano. Nesta sexta-feira, o clube enfrenta o time B do Cruzeiro. A intertemporada nos Estados Unidos será encerrada com amistoso contra o Orlando City no estádio Citrus Bowls, no sábado.