Topo

Chegada de "mentor" italiano dá esperanças de recuperação a Kaká ao Real

Kaká não tinha espaço no time com José Mourinho no comando do Real Madrid - Pedro Armestre/AFP Photo
Kaká não tinha espaço no time com José Mourinho no comando do Real Madrid Imagem: Pedro Armestre/AFP Photo

Fernando Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

25/06/2013 11h55

A chegada do italiano Carlo Ancelotti ao Real Madrid é a esperança de Kaká de tentar se firmar no clube espanhol. Depois de marginalizado pelo treinador José Mourinho, o jogador se fia no bom relacionamento que teve com Ancelotti no Milan para buscar um retorno à seleção brasileira. Foi sob a batuta do italiano que Kaká viveu os melhores momentos de sua carreira, conquistando um scudetto e a Liga dos Campeões de 2007, o mesmo ano em que se tornou o último brasileiro a ganhar o prêmio de melhor do mundo da Fifa.

Contratado em 2009 por 65 milhões de euros, ainda uma das três mais caras transações da história do futebol, o brasileiro sofreu com lesões e com a chegada de Mourinho. O UOL Esporte apurou que, além de jogar o meia brasileiro para a periferia do plantel do Real, o português vetou que Kaká saísse para clubes considerados rivais diretos da equipe, o que impediu, por exemplo, uma negociação com o Manchester United.

Houve muita especulação sobre um retorno ao Brasil e uma proposta do Anzhi, o time russo com cofres profundos e que já foi defendido por Roberto Carlos. Kaká tem contrato com o Real até 2015 e certamente já não comanda o mesmo valor de transferência que há quatro anos, mas uma saída também tem sido complicada pelo fato de o jogador ter salários altos até para o padrão europeu (estima-se que ele receba 5 milhões de euros por ano).

Um outro empecilho é o fato de o Real estar com um superávit de jogadores de meio de campo. Na Itália, comenta-se ainda que o brasileiro pode ser usado para financiar a compra do atacante italiano Stephan El-Shaarawy, do Milan.

A transação incluiria um retorno de Kaká para o clube que fez seu nome na Europa, e em que o brasileiro é amado pela torcida. Apesar de não estar no auge de sua saúde financeira, o Milan disputará a próxima Liga dos Campeões.

O UOL Esporte, porém, apurou que o desejo do brasileiro ainda é lutar por espaço no Real Madrid. Com Ancelotti, ele tem esperanças de vê-lo realizado.