Topo

'Homem forte' do Santos deixa Comitê de Gestão e ameniza 'contrato polêmico'

Alvaro de Souza era alvo de duras criticas no Conselho Deliberativo do Santos  - Pedro Ernesto Guerra Azevedo
Alvaro de Souza era alvo de duras criticas no Conselho Deliberativo do Santos Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo

Do UOL, em Santos (SP)

01/07/2013 19h36

O Comitê de Gestão do Santos teve uma baixa considerável nesta segunda-feira. Isso porque o conselheiro Álvaro de Souza deixou o cargo alegando problemas pessoais. O economista era considerado o “homem forte” do clube desde dezembro de 2009, quando Luis Alavro de Oliveira ganhou a eleição pela primeira vez e assumiu o cargo de presidente do alvinegro praiano.

Álvaro de Souza virou alvo de criticas no Conselho Deliberativo do Santos. Os conselheiros alegavam que o dirigente provocava “conflito de interesses” por causa do contrato do clube com um de seus patrocinadores: a CSU, empresa gestora do programa de sócios na Vila Belmiro.

As críticas em relação à CSU eram direcionadas a Álvaro de Souza, pois ele ocupava o cargo no Comitê Gestor do clube e também fazia parte do conselho de administração da empresa quando o acordo foi firmado.

Os conselheiros reclamavam que o contrato possui uma cláusula que prevê o pagamento de uma multa a empresa caso o clube não alcance o número de 100 mil associados em 2014. Até recentemente, o número de sócios-reis chega a 65 mil. A atual gestão assumiu o clube em dezembro de 2009, com cerca de 20 mil associados.

Apesar da polêmica, o Santos reitera que Álvaro de Souza deixou o clube por uma decisão pessoal, e ainda “rasgou elogios” ao conselheiro.

"Ele foi fundamental em todo o nosso mandato. Desde o início, quando precisávamos renegociar mais de R$ 70 milhões em dívidas de curto prazo e, ainda assim, encontrar maneira de viabilizar um time novo para o Santos, até hoje, quando ainda comemoramos a reconquista da Certidão Negativa de Débito", comenta o presidente Luis Alvaro. "A experiência adquirida pelo Álvaro em toda a sua carreira profissional foi emprestada de graça ao Santos o longo destes 42 meses. Só temos a agradecer", complementou o vice Odílio Rodrigues.

Ex-presidente do Citibank no Brasil e da Câmara de Comércio Americana no país, Alvaro de Souza era o responsável por cuidar das finanças do Santos. O conselheiro santista também foi tesoureiro em 2010 da campanha da candidata a presidência da República, Marina Silva, nas eleições de 2010.

"Quero expressar meus sinceros agradecimentos aos atuais e anteriores membros do Comitê de Gestão pelo apoio com que sempre me honraram e ao Luis Alvaro e ao Odílio pela maneira como vêm conduzindo o Clube. Saio por motivos exclusivamente pessoais, mas minha ausência do dia-a-dia não significa que não estarei perto do Clube. Continuarei ajudando o Santos  da maneira que for possível", disse Álvaro de Souza.