Topo

Uruguai vence Iraque nos pênaltis e faz final do Mundial sub-20 com a França

Uruguaio Gonzalo Bueno comemora o gol do time na semifinal contra o Iraque - AP Photo/Thanassis Stavrakis
Uruguaio Gonzalo Bueno comemora o gol do time na semifinal contra o Iraque Imagem: AP Photo/Thanassis Stavrakis

Do UOL, em São Paulo

10/07/2013 17h59

Depois de eliminar a poderosa Espanha, o Uruguai teve que lutar muito para passar pela surpresa Iraque nos pênaltis nesta quarta-feira e fazer a sua segunda final da história do Mundial sub-20. Depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal, a seleção sul-americana venceu nas penalidades por 7 a 6, e agora enfrenta a França na decisão.

Grande surpresa do torneio, o Iraque saiu na frente com Ali Adnan em uma linda cobrança de falta aos 34min do primeiro tempo. Na comemoração, o técnico Hakeen Al Azzawi fez uma dancinha diferente e fez sucesso entre os jogadores e torcedores.

O Uruguai, que eliminou a Espanha nas quartas de final, pressionou durante todo o segundo tempo, parou no travessão e nas defesas meio desengonçadas do goleiro iraquiano Mohammed. E só conseguiu empatar aos 42min da etapa final, com Gonçalo Bueno.

Na prorrogação, as duas equipes deixaram evidente do cansaço e se arrastaram até o fim do tempo extra. O Iraque chegou mais perto do gol da vitória, mas parou no goleiro do Uruguai.

A Copa do Mundo disputada na Turquia terá um campeão inédito, já que a França também disputa a sua primeira decisão. O time europeu derrotou Gana por 2 a 1 também nesta quarta-feira. A final será no sábado, às 15h.

O Uruguai foi vice-campeão em 1997, em torneio na Malásia, quando foi derrotado pela Argentina. Já o Iraque perdeu a chance de chegar pela primeira vez na final de um torneio organizado pela Fifa. Porém, o time pode conquistar o melhor resultado da história se vencer Gana na decisão do 3º lugar.