Topo

Novo chefe de Neymar, Martino anulou atacante na seleção brasileira

Neymar se lamenta durante a partida contra o Paraguai de Martino na Copa América  - Ricardo Nogueira/Folhapress
Neymar se lamenta durante a partida contra o Paraguai de Martino na Copa América Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

24/07/2013 11h00

Encarregado de fazer Neymar jogar no futebol europeu, o novo técnico do Barcelona, Gerardo Martino, já conseguiu o inverso. É que quando comandava o Paraguai, o treinador argentino armou uma estratégia que anulou o craque brasileiro. Foi na Copa América de 2011 e os paraguaios eliminaram a seleção brasileira, na época treinada por Mano Menezes, nas quartas de final.

Brasil e Paraguai  - ou Neymar e Martino - se enfrentaram duas vezes naquele torneio. Foram dois empates, um na primeira fase e outro nas quartas da final, no jogo que foi vencido pela equipe de “Tata” na disputa de pênaltis. Em ambos os jogos, o novo astro do Barcelona teve atuação apagada e foi substituído.

No primeiro confronto houve um empate por 2 a 2, em Córdoba, e Neymar deixou o campo vaiado, aos 37 minutos do segundo tempo, após perder um gol feito e pouco aparecer no restante da partida.

BARÇA REPETE ESTRATÉGIA QUE USOU PARA MARADONA NA DÉCADA DE 80

  • Técnico e craque falando a mesma língua e com o mesmo sotaque. A estratégia adotada pelo Barcelona na escolha de Gerardo Martino, que será apresentado no clube na próxima sexta-feira, para substituir Tito Vilanova não é uma novidade. No início da década de 1980, quando Diego Maradona era o principal craque do time , o clube catalão contratou o ex-comandante da seleção argentina César Menotti, por coincidência, também nascido em Rosário, terra de Messi e Martino.

No segundo jogo, o 0 a 0, em La Plata, o atacante foi ainda pior, sendo pouco acionado e ineficiente nas raras vezes que teve a bola nos pés. Na chance mais clara de gol, ainda no primeiro tempo, ficou cara a cara com o goleiro paraguaio, mas tocou para fora.

A estratégia usada por Martino não foi um mistério. Antes mesmo da partida, o argentino revelou o que era preciso fazer para brecar o principal jogador da seleção brasileira.

“Para armar o jogo, é fundamental que a bola passe pelo Ganso, e quem termina de fazer as jogadas é o Neymar. A bola não pode chegar nele”, disse o treinador. “Para que o Neymar não preocupe, a bola não pode chegar ao Ganso”, explicou. 

Como parar Neymar, Martino já mostrou que sabe. Resta saber se o argentino conseguirá, agora, fazer o atacante confirmar as expectativas e brilhar no futebol europeu. 

DISCÍPULO DE BIELSA, ARGENTINO 'TATA' MARTINO É APOSTA DO BARCELONA

  • À frente de um dos clubes mais ricos e estruturados do mundo, Martino viverá uma realidade completamente distinta do que teve na sua carreira. Até agora o sucesso do técnico sempre apareceu na adversidade. “Tata”, apelido que recebeu na infância e jura não saber explicar o porquê, é fã de outro argentino de Rosário. Ex-jogador de Marcelo Bielsa no Newell´s, não esconde sua admiração pelo antigo chefe.