Topo

Após anular 'medalhões' e fazer gol, revelação da zaga ameaça 'dupla intocável' no Santos

Torcida do Santos aumenta lobby pela titularidade do jovem Gustavo Henrique  - Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC
Torcida do Santos aumenta lobby pela titularidade do jovem Gustavo Henrique Imagem: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

26/07/2013 06h00

A intocável dupla de zaga do Santos, formada pelos experientes Edu Dracena e Durval desde o início de 2010, sofre ameaça pela primeira vez. Isso porque o jovem zagueiro, Gustavo Henrique, revelado nas categorias de base do clube, se destaca a cada partida e alimenta ainda mais a chance de assumir a posição de titular do time.

Além de abrir o marcador na vitória do Santos contra o CRAC-GO por 2 a 0, na última quarta-feira, em Catalão, pela Copa do Brasil, Gustavo Henrique já havia anulado em duelos pessoais os consagrados Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano nas partidas contra Atlético-MG e São Paulo, respectivamente, nesta temporada.

Diante do CRAC, a promessa da zaga santista só não marcou o seu segundo gol no jogo devido a uma grande defesa do goleiro Aleks, que defendeu a “queima roupa” uma cabeçada de Gustavo Henrique aos 19 minutos do segundo tempo.

Considerado do “xerife” do setor defensivo do técnico Claudinei Oliveira nas categorias de base do Santos, Gustavo Henrique só iniciou a partida contra o time goiano como titular, pois o treinador decidiu poupar quatro titulares sem lesão, entre eles, o zagueiro e capitão da equipe, Edu Dracena.

Nas redes sociais, a torcida santista se divide quando o tema é escolher entre Dracena e Durval para deixar o time para a entrada de Gustavo Henrique. No entanto, a promoção do jovem na equipe titular é quase unanimidade entre os torcedores do clube.

Durval coleciona uma sequência de falhas nesta temporada, a maioria durante a disputa do Campeonato Paulista. Edu Dracena, por sua vez, voltou ao time recentemente após desfalcar o Santos por mais de um mês devido a uma tendinite no joelho direito.

Além das falhas, o envelhecimento da defesa também ajuda a pressionar os titulares. Durval completará 33 anos, enquanto Edu Dracena tem 32. Se não bastasse, o setor defensivo ainda conta com outro veterano, o lateral esquerdo Léo, de 37 anos.

Nesta temporada, Gustavo Henrique disputou sete jogos com a camisa santista, marcou um gol (contra o CRAC-GO) e recebeu apenas dois cartões amarelos.