Topo

Thiago Ribeiro pede para Santos 'aprender com os erros' e evitar retranca contra o Barça

Atacante Thiago Ribeiro assinou contrato com o Santos até 2017 - Samir Carvalho/UOL Esporte
Atacante Thiago Ribeiro assinou contrato com o Santos até 2017 Imagem: Samir Carvalho/UOL Esporte

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

29/07/2013 13h07

O atacante Thiago Ribeiro foi apresentado oficialmente como novo reforço do Santos nesta segunda-feira, no CT Rei Pelé. O atleta, que faz parte da lista de relacionados para o amistoso contra o Barcelona, da Espanha, na próxima sexta-feira, no Camp Nou, deu a receita para o Santos conquistar um resultado positivo contra o time de Neymar, Messi e companhia.

Para Thiago Ribeiro, a equipe santista precisa “aprender com os erros” e, por isso, não pode ficar apenas se defendendo contra o Barcelona. O ex-atacante de Cruzeiro e São Paulo se refere à decisão do Mundial de Clubes da Fifa, em 2011, quando o time espanhol goleou o Santos por 4 a 0.

"No Mundial, quando o Santos jogou contra o Barcelona, todos sabem como terminou o jogo.  Por mais que hoje sejam jogadores novos precisamos aprender com os erros. Temos condições de fazer um bom jogo, mas precisamos jogar de maneira compacta e isso é fundamental diante do Barcelona. Temos jogadores de qualidade", afirmou o atacante.  

"Estrear contra o Barcelona é muito bom, pois ainda é um dos melhores times do mundo, que apresenta um grande futebol e conquistou tudo o que poderia. Sobre o jogo, é uma equipe que tem muita qualidade, mas nesses dois anos na Itália cresci muito taticamente e vi que enfrentar uma equipe como o Barcelona é fundamental a parte tática. O Santos tem jogadores de velocidade para poder com bola no pé fazer mal ao Barcelona. Então, é procurar jogar, não ficar só se defendendo", completou.

Thiago Ribeiro foi comprado por cerca de 3 milhões de euros (R$ 8,73 milhões) pelo time santista, que terá 100% dos direitos econômicos, e chega com moral de titular absoluto para a equipe de Claudinei Oliveira. O jogador, que se destacou no São Paulo e Cruzeiro, assinou contrato até dezembro de 2017.

O amistoso entre Barça e Santos será válido pelo Troféu Joan Gamper. Esta será a segunda vez que o Santos disputa o torneio, criado em 1966 em homenagem ao fundador e primeiro presidente do Barcelona. Em sua participação anterior, em 1998, o time brasileiro foi vice-campeão.

O confronto faz parte do acordo firmado pelos clubes ao fecharem a transferência do craque para a Espanha. Campeão da Copa das Confederações pela seleção brasileira, Neymar fez 136 gols em 225 partidas pelo Santos.