Topo

Luis Alvaro vai a Barcelona, mas terá de fazer dieta contra paella e álcool

Presidente do Santos reencontrará Neymar, negociado com o Barça, em amistoso  - AFP PHOTO/Miguel ROJO
Presidente do Santos reencontrará Neymar, negociado com o Barça, em amistoso Imagem: AFP PHOTO/Miguel ROJO

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

31/07/2013 06h00

O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, surpreendeu ao viajar para Espanha, onde o time alvinegro joga o amistoso contra o Barcelona, nesta sexta-feira, no estádio Camp Nou. O dirigente, que passou por problemas de saúde recentemente, foi liberado pelos médicos, mas terá que encarar uma dieta enquanto estiver em território espanhol.

O cartola de 70 anos já foi orientado pelos médicos que não poderá apreciar um prato originário da Espanha, a Paella, que surgiu em Valência. Isso porque o presidente do Santos não pode comer frutos do mar, entre eles camarão, mariscos e polvo. Além disso, Luis Alvaro está proibido de consumir qualquer tipo de bebida alcoólica, e também terá que rejeitar alimentos embutidos, como salsicha, salame, presunto e mortadela.

Luis Alvaro viajou a convite do presidente do Barcelona, Sandro Rosell, que pagará passagem de avião e estadia para o dirigente e mais um acompanhante. O presidente santista escolheu a filha, Ana Luiza de Oliveira Ribeiro Marques, conhecida como Lulu, para acompanhá-lo na viagem.

Segundo a assessoria de imprensa do cartola, as despesas de Luis Alvaro e sua filha não estão incluídas na cota que o Barcelona disponibilizou ao clube brasileiro e serão pagas por Sandro Rosell. Por contrato, os espanhóis ofereceram 40 passagens de avião, mais estadia para a delegação alvinegra.

Há 15 dias, Luis Alvaro foi internado novamente para realizar uma bateria de exames cardio-pulmonares. Neste ano, o dirigente ficou de licença médica por 45 dias e mantém tratamento médico de sua residência. Por isso, ele adapta sua rotina de trabalho no comando do Santos.

O presidente do Santos foi internado em 1º de março deste ano e submetido a um cateterismo, que desobstruiu artérias e veias. No fim de março, o dirigente sofreu uma arritmia cardíaca e atrasou sua saída do hospital.

Luis Alvaro tem um histórico de problemas cardíacos. Antes de tirar a primeira licença médica por 60 dias, o mandatário ficou internado no final do ano passado por sentir um “cansaço fora do comum” e foi submetido a uma bateria de exames. Na época, o mandatário ficou preocupado ao sentir cansaços para subir escadas e até para caminhar.

O dirigente cumpre seu segundo mandato no clube até o fim de 2014. No primeiro ano, em 2010, o dirigente sofreu uma crise de pancreatite e teve que ser internado. Em 2003, antes de concorrer pela primeira vez à presidência do Santos, Luis Álvaro sofreu infarte seguido de quatro paradas cardíacas no intervalo de uma hora dentro do Hospital.