Topo

Santos inicia 'faxina' no elenco e negocia argentinos Patito Rodríguez e Miralles

Patito Rodriguez atuará por empréstimo de um ano no Estudiantes, da Argentina - Ricardo Nogueira/Folhapress
Patito Rodriguez atuará por empréstimo de um ano no Estudiantes, da Argentina Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

31/07/2013 18h49

Após uma reformulação no setor administrativo do clube, a diretoria do Santos iniciou a “faxina” no elenco com as negociações dos argentinos Miralles e Patito Rodríguez, que estavam encostados na Vila Belmiro. O primeiro se transferiu em definitivo para o Atlante, do México, enquanto Patito atuará no Estudiantes, da Argentina, por empréstimo de 12 meses.

Miralles e Patito não tiveram nenhuma oportunidade desde que o técnico interino Claudinei Oliveira assumiu o comando do time. Miralles não foi relacionado para nenhuma das nove partidas do Santos no Campeonato Brasileiro. Já Patito esteve presente em dois jogos da competição, mas ainda sob o comando de Muricy Ramalho.

Patito Rodríguez, que aguarda apenas a assinatura contratual para ser apresentado no Estudiantes, tem contrato com o Santos até 2016. O clube precisou da ajuda de investidores para acertar a contratação do argentino no ano passado. Os empresários pagaram cerca de R$ 3 milhões em duas parcelas por 50% dos direitos econômicos e repassaram ao time da Vila Belmiro. A outra metade pertence ao Independiente, da Argentina.

Miralles, de 31 anos, que chegou a Vila Belmiro após uma troca envolvendo o meia Elano com o Grêmio, tinha contrato até dezembro de 2014. Os valores da transferência como clube mexicano não forma revelados, mas a Teisa, grupo de investidores formado por conselheiros influentes do Santos, ficará com 20% do valor da transferência.

Miralles teve uma boa fase no Santos no início desta temporada, quando venceu a concorrência com André, hoje no Vasco, por uma vaga no ataque santista, e chegou a dividir com Neymar a artilharia do time no Campeonato Paulista. No entanto, o argentino encarou seguidas lesões musculares e não conseguiu se firmar mais como titular.

Pelo Santos, Miralles jogou 34 vezes e marcou 12 gols. Patito, por sua vez, disputou 39 jogos e marcou apenas dois gols.

A “faxina” no elenco santista começou com as saídas do jovem lateral esquerdo Paulo Henrique e do meia João Pedro para o futebol português, além do afastamento dos atletas que retornaram de empréstimo – casos de Anderson Carvalho e Breitner, que treinam separado do elenco, e Dimba e Crystian, emprestado ao Boa Esporte, e Vinicius Simon, emprestado ao Sport.