Topo

Longe da seleção, Luisão é garoto-propaganda e vira "patrão" no Benfica

No Benfica desde 2003, Luisão é um dos líderes do elenco  - REUTERS/UEFA/Pool
No Benfica desde 2003, Luisão é um dos líderes do elenco Imagem: REUTERS/UEFA/Pool

Ricardo Viel

Do UOL, em Lisboa (Portugal)

03/08/2013 11h00

No Benfica há dez anos, o zagueiro Luisão, de 32 anos, já conquistou taças, fãs e a braçadeira de capitão. E ganhou também o posto de garoto-propaganda do clube português. A imagem do defensor brasileiro “protegendo” um carro decora os elevadores do Estádio da Luz, em uma publicidade da seguradora da equipe.

A empatia dos portugueses com Luisão é tamanha que um programa humorístico de Portugal chegou a criar um personagem em “homenagem” a ele. Na sátira, o zagueiro, após dar autógrafos aos fãs, empurra o grupo e distribui cabeçadas.

No começo do ano o brasileiro foi homenageado pelo clube ao atingir a marca de 350 partidas com a camisa vermelha. Jogador mais antigo no elenco do Benfica, Luisão é chamado de “patrão” pelos torcedores.

Apesar dessa idolatria em Portugal, Luisão já não é mais lembrado para a seleção brasileira. Sua última convocação foi para o jogo contra a Bósnia, em fevereiro de 2012. Mesmo com a saída de Mano Menezes e a chegada de Felipão, sua situação não mudou.

Isso, no entanto, não diminuiu o prestígio do zagueiro em Portugal. Recentemente, Luisão renovou o contrato até 2016 com a equipe, mas foi sondado por outros clubes e não tem a permanência assegurada para a atual temporada.

Caso perca o camisa 4, o Benfica parece já ter na manga outro ídolo brasileiro: o atacante Lima (ex-Santos). No ano passado camisa 11 foi comprado pela equipe da capital lusitana após destacar-se defendendo as cores do Braga. Na primeira temporada pelo Benfica o atacante se destacou e marcou 30 gols, o que levou seu nome a ser cogitado para defender a seleção portuguesa.

Assim como Luisão, ele é garoto-propaganda do clube. No Estádio da Luz ele é o “modelo” que promove o uniforme da equipe na loja oficial do Benfica.

A equipe portuguesa tem mais dois atletas brasileiros em seu elenco: o goleiro Artur (ex-Paulista e Cruzeiro) e o atacante Rodrigo, que iniciou sua carreira na Espanha e atualmente  atua pela seleção sub-21 daquele país.

Com Luisão e Lima, o Benfica enfrenta neste sábado, às 15h45 (de Brasília), o São Paulo, pela Copa Eusébio.