Topo

Justiça autoriza Prefeitura a recuperar terreno cedido ao Corinthians

A Justiça autorizou a prefeitura a recuperar o terreno na frente do Parque São Jorge - Leonardo Soares/UOL
A Justiça autorizou a prefeitura a recuperar o terreno na frente do Parque São Jorge Imagem: Leonardo Soares/UOL

Renan Prates

Do UOL, em São Paulo*

16/08/2013 11h51

A Justiça autorizou a Prefeitura de São Paulo a recuperar o terreno na frente do Parque São Jorge que havia sido cedido ao Corinthians. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. O diretor jurídico do Timão, Luiz Alberto Bussab, prometeu que o clube irá tentar reverter o decreto.

“Foi uma surpresa para nós. O Corinthians fez proposta de compra do terreno. Ficamos surpresos com a notícia. Vamos entrar em contato com a Prefeitura para ver exatamente o que aconteceu”, explicou ao UOL Esporte.

A avenida que virou motivo de discórdia entre o Corinthians e a Prefeitura de São Paulo fica na frente do Parque São Jorge. O Timão cercou o local para usar como estacionamento.

Segundo o Blog do Perrone, em dezembro do ano passado, a Justiça havia suspendido por mais 90 dias a sentença que obrigava o Corinthians a devolver a avenida para a prefeitura.

O espaço havia sido concedido pela Prefeitura de São Paulo ao Corinthians sem concorrência e gratuitamente em 1996, na gestão Paulo Maluf. O argumento era de que a concessão era uma contrapartida pelo clube ter cedido parte de sua área para que a via da Marginal fosse ampliada para carros. Mas em 2009, a gestão Gilberto Kassab mudou de ideia e entrou na Justiça para reaver o terreno.

“Foi uma decisão do juiz, não da prefeitura. O prazo que para a prefeitura e o Corinthians tinham para entrar em acordo já passou, e ainda não deu tempo para fazer o acordo. A gente vem tratando com a prefeitura, mas nada impede que o acordo seja feito. Não é prefeitura que está pedindo. O juiz que mandou cumprir a decisão”.

O Corinthians divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira sobre o assunto e afirmou que tem negociado com a prefeitura de São Paulo. O clube afirma que não haverá execução para retomada imediata do terreno e quer encontrar uma alternativa para se apropriar do terreno "de forma não precária".

Leia a nota oficial na íntegra:

"Dado em conta as notícias desta manhã, sobre a devolução da rua em frente o Parque São Jorge para a Prefeitura de São Paulo, vale-se explicar que a diretoria do Sport Club Corinthians Paulista e a Prefeitura mantiveram contato nos últimos dias e foi assegurado que não haverá execução para retomada imediata do terreno.

No encontro ficou acertado que o Corinthians irá se reunir na próxima semana com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município, além de demais Secretarias envolvidas, para encontrar uma alternativa de o clube se apropriar do terreno de forma não precária, desconsiderando a cessão a título gratuito que fora feito anteriormente.

Por fim, o Corinthians agradece à Prefeitura e às todas as autoridades municipais envolvidas na questão e faz questão de ressaltar ser sabedor das obrigações e dos deveres juntos aos poderes da cidade e que fará questão de tratar o tema com respeito ao município e, sobre tudo, à sua população."

*Atualizado às 16h08