Topo

Com orçamento limitado, rival do Vasco aposta em Roberto Dinamite próprio

Carlos Roberto e Roberto Dinamite serão adversários na Copa do Brasil - Montagem - Divulgação/Site oficial Vinicius Castro/ UOL
Carlos Roberto e Roberto Dinamite serão adversários na Copa do Brasil Imagem: Montagem - Divulgação/Site oficial Vinicius Castro/ UOL

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

20/08/2013 06h00

Adversário do Vasco nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2013, o Nacional-AM aposta em um homônimo de um grande ídolo da equipe carioca. Filho de um vascaíno fanático, o meio-campista Roberto Dinamite é uma das referências do elenco manauara.

O jogador de 27 anos foi batizado Carlos Roberto, mesmo nome de Roberto Dinamite. “O que muda é só o sobrenome. O dele é Oliveira, enquanto o meu é Santos da Silva”, explicou o meio-campista do Nacional-AM.

Natural do Amazonas, Roberto Dinamite do Nacional-AM começou a carreira no São Raimundo-AM. Depois, foi levado pelo técnico Luís Carlos Winck para o Porto Alegre, time criado por Ronaldinho Gaúcho.

Após um ano na equipe gaúcha, Roberto Dinamite voltou para Manaus e foi disputar um torneio sub-20. Chamou a atenção de um empresário, que levou o meio-campista para a Macedônia.

“Minha maior dificuldade ali foi o idioma. Como não sabia falar nada, precisei aprender na porrada. Eu era o único brasileiro, mas acabei me dando bem. Conquistei o título nacional, disputei a Copa da Uefa e a Champions League”, recordou Dinamite, que defendeu o Rabotnicki no futebol macedônio.

A passagem pelo Rabotnicki levou Dinamite ao Dinamo Zagreb (Croácia). No entanto, o brasileiro teve uma passagem conturbada pela equipe e acertou uma transferência para o Stuttgart (Alemanha).

No Stuttgart, Dinamite chegou a fazer exames médicos e nunca entrou em campo. “Eram muitos agentes envolvidos na transação. Acabou não dando certo”, contou o brasileiro.

O fracasso na negociação e um problema com a documentação levaram Dinamite de volta à terra natal. Ele assinou no início de 2013 um contrato até dezembro com o Nacional-AM.

Nesta terça-feira, a equipe de Dinamite receberá o Vasco no primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil. E o pai do jogador, que é torcedor fanático da equipe carioca, ficará dividido por causa disso.

“Ele diz que é do Amazonas e vai torcer para mim, mas eu sei que o coração dele vai bater um pouquinho para o outro lado”, afirmou Dinamite, que também admitiu ser um “simpatizante” do Vasco: “Cresci ouvindo meu pai falar, mas não sou fanático. O fanatismo eu deixo para ele”.

VASCO ESTREIA NA COPA DO BRASIL E DEFENDE TABU DE 48 ANOS

  • O Vasco defende um tabu de 48 anos em sua estreia na Copa do Brasil 2013. O time volta a disputar a competição já nas oitavas de final, contra o Nacional-AM, em Manaus. A partida marcada para às 21h50 (de Brasília) desta terça-feira será a 24ª entre os clubes e tem importância fundamental para que o Cruzmaltino conquiste a vantagem visando o confronto de volta no Rio de Janeiro.

Ocival Prado, pai do jogador do Nacional-AM, escolheu o nome do filho para homenagear o Roberto Dinamite original. E a lista de coincidências podia ter sido ainda maior.

“Meu pai programou para eu nascer no mesmo dia do Roberto Dinamite, mas só acertou o mês. Ele é do dia 13 de abril, mas eu nasci no dia 4”, explicou o meio-campista.

Roberto Dinamite chegou a ser capitão do Nacional-AM neste ano, mas perdeu espaço depois de o time contratar o técnico Léo Goiano. O meio-campista agora tenta retomar um lugar entre os titulares.

Independentemente disso, a formação principal do Nacional-AM para o jogo desta terça-feira já tem uma referência ao Vasco. Um dos titulares da zaga da equipe é Rafael Corisco, que passou pelo clube carioca em 2009.

O Nacional-AM já eliminou Águia-PA, Coritiba e Ponte Preta na Copa do Brasil deste ano.

Outro lado

O duelo entre Nacional-AM e Vasco é um reencontro de Roberto Dinamite com o futebol do Amazonas. O dono original desse nome, que atualmente é presidente da equipe carioca, vestiu a camisa do Rio Negro-AM em 1990.

Naquela época, Dinamite foi contratado para um amistoso contra o Flamengo. O jogo foi realizado no estádio Vivaldo Lima, em Manaus, e os cariocas venceram por 3 a 2. O ídolo do Vasco marcou os dois gols do Rio Negro-AM.