Topo

Flamengo alega ausência a treinos e cobra Renato Abreu na Justiça

Renato Abreu briga para receber salários e indenização por ter sido "humilhado" pelo Flamengo - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Renato Abreu briga para receber salários e indenização por ter sido "humilhado" pelo Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/08/2013 10h45

O Flamengo iniciou uma nova guerra na Justiça, desta vez com Renato Abreu. De acordo com comunicado enviado aos sócios nesta quinta-feira, o clube já acionou o jogador – que fechou contrato com o Santos na terça –, que terá que explicar ausência a treinamentos definidos pela diretoria nos tribunais. Flávio Willeman, vice-presidente jurídico e de procuradoria-geral do Flamengo, informa ainda que o Flamengo não foi notificado a respeito de uma ação do atleta contra o clube.

Demitido através de uma nota publicada no site oficial do Flamengo em junho, Renato Abreu conseguiu uma liminar na 21ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro que o liberou para assinar com o Santos no início deste mês.

Renato tinha contrato até o 31 de dezembro deste ano com o Flamengo – com R$ 1,5 milhão referente aos salários como direito. Além dessa cobrança, o jogador entende que foi "humilhado" da maneira que foi desligado do clube e pedirá cerca de R$ 4 milhões como forma de indenização por danos morais.

“Relativamente ao atleta de futebol profissional denominado Renato Abreu, a mídia tem divulgado que o Flamengo foi acionado judicialmente. Porém, o Clube ainda não foi citado para, formalmente conhecer desta eventual ação. É possível informar que o Flamengo já ajuizou Reclamação Trabalhista Indenizatória em face do Atleta, demitido do Clube por ausência de comparecimento aos treinamentos, mesmo após ter sido notificado para treinar por, pelo menos, três vezes seguidas”, explicou Willeman na nota.

O contra-ataque do Flamengo vem com a alegação de que Renato Abreu não cumpriu com as suas obrigações e que a demissão aconteceu por causa de sua ausência aos treinos. A decisão unilateral da saída do meia aconteceu em meio a uma viagem do atleta ao Oriente Médio para resolver problemas particulares. Além disso, o clube se atrapalhou no discurso para justificar tal movimento.

Ronaldinho também é tema de nota

Atualmente no Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho também foi lembrado pelo Flamengo. O duelo com o antigo camisa 10 rubro-negro segue em segredo, na Justiça. No entanto, Willeman destacou que o clube tem “os melhores profissionais” a seu serviço para tentar provar supostos prejuízos causados pelo atleta.

“Em um dos principais casos trabalhista existentes, objeto de freqüentes questionamentos no Jurídico por parte dos sócios, movido pelo atleta Ronaldo de Assis Moreira (Ronaldinho Gaúcho), apesar do segredo de justiça do processo, é possível informar que houve recentemente o deferimento de perícia para apuração dos prejuízos causados pelo mesmo ao Flamengo. Foram contratados, para atuar como assistentes técnicos do Clube, os melhores profissionais disponíveis no mercado e, com isso, se espera comprovar que se prejuízo houve no caso, o mesmo ocorreu por parte do atleta em relação ao Flamengo”, escreve o vice-presidente jurídico.