Topo

Andrade homenageia Adriano em nome do cachorro e aconselha: "Não pare"

Cachorro do técnico Andrade, ex-Flamengo, ganhou o nome de Imperador, em homenagem a Adriano - Arquivo Pessoal
Cachorro do técnico Andrade, ex-Flamengo, ganhou o nome de Imperador, em homenagem a Adriano Imagem: Arquivo Pessoal

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

27/08/2013 06h00

Adriano foi peça importante no título brasileiro do Flamengo, em 2009. Autor de 19 gols, ajudou a equipe a conquistar o título e mostrou que ainda tinha muito a contribuir no futebol. Aquele, porém, foi seu último grande momento.

O desempenho no rubro-negro, se não o impulsionou na carreira, ao menos rendeu uma homenagem inusitada. Andrade, técnico do clube naquela conquista, deu o nome de Imperador ao seu cachorro, um bulldog de dois anos.

Quando comprou o animal de estimação, Andrade conversou com os três filhos, todos acima dos 20 anos, para chegar a um acordo sobre o nome. E o consenso entre os flamenguistas foi um só: Imperador. 

"Foi uma forma de homenageá-lo, em acordo com os filhos. O Adriano foi muito importante para mim em 2009, e por isso resolvi fazer essa homenagem. Todo mundo achou legal.  É justa, por tudo que ele fez por mim naquele campeonato. Fez 19 gols, me ajudou demais. Até agora o cachorro não reclamou (do nome)", brincou, aos risos, o técnico, que atualmente está desempregado.

Comandante do último grande momento do ex-camisa 10 do Flamengo, Andrade aconselhou Adriano a não se aposentar agora, como falado na última semana após o Botafogo recusar uma negociação com ele - o vice-presidente de futebol, Chico Fonseca, afirmou que 'Adriano está encerrando a carreira'. Para o treinador, o Imperador (atleta, e não o cachorro) tem apenas que mudar sua rotina fora de campo e se preocupar somente em jogar.

"Eu o aconselharia a não parar, mas só ele pode decidir o que fazer da vida. Já vivenciei esse momento e sei que é difícil. Meu conselho é para continuar, mas com algumas mudanças na vida dele. Tem potencial e força para jogar mais alguns anos. Tem que mudar essa vida extracampo, esquecer isso. Ele é novo (tem 31 anos), pode jogar mais uns quatro ou cinco anos e aí vai ter tempo de sobra para curtir a vida", afirmou Andrade.

  • VIPCOMM

    Andrade e Adriano trabalharam juntos em 2009 e conquistaram o título brasileiro no Fla

O ex-volante relembra que, no título de 2009, o jogador era bastante querido pelo grupo e mostrava simplicidade ao lidar especialmente com os jogadores mais jovens. "Ele era uma pessoa simples, agregadora. Os mais jovens adoravam ele, gostavam muito mesmo. O grupo gostava e o aceitava muito, até pela simplicidade que ele tinha no dia a dia. Treinava normalmente, como todos, e nunca deu problema", disse.

Adriano não joga futebol profissionalmente desde março de 2012, quando atuou pelo Corinthians no Campeonato Paulista. Pouco tempo depois, foi desligado do clube do Parque São Jorge por se ausentar em sessões de fisioterapia.

Em abril, realizou uma nova cirurgia no pé esquerdo sob os cuidados de médicos do Flamengo, clube que aceitou seu retorno meses depois. Com novos problemas de falta, o Imperador foi desligado também do time carioca no final do ano sem sequer entrar em campo.

Sem clube, Adriano disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que vinha mantendo a forma para voltar aos gramados no meio de 2013. E quase retornou, em uma negociação com o Internacional. No entanto, ele foi reprovado em exames médicos. Atualmente, o jogador curte a gravidez de sua noiva, a estudante de odontologia Renata Fontes, grávida do terceiro filho do jogador.