Topo

Arena do Grêmio recebe habite-se da prefeitura depois de 263 da inauguração

Arena do Grêmio foi inaugurada em 8 de dezembro de 2012 e funcionava com uma liberação provisória - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Arena do Grêmio foi inaugurada em 8 de dezembro de 2012 e funcionava com uma liberação provisória Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

29/08/2013 14h20

Na última quarta-feira, a prefeitura de Porto Alegre entregou o documento definitivo que permite a Arena do Grêmio realizar qualquer tipo de evento no local. O habite-se demorou cerca de 263 dias para ficar pronto devido a mudanças solicitadas pelo clube, como a retirada de cadeira do setor Norte, e pela prefeitura para atender normas de segurança e o projeto original.

“O estádio tem detalhes e especificações diferentes de qualquer edificação normal, por isso a legislação tinha que ser interpretada e tudo isso foi feito graças ao trabalho da prefeitura que acompanhou todo o processo de fiscalização, liberando assim o Habite-se, motivo de grande orgulho para a Arena Porto Alegrense”, finalizou o presidente da Arena, Eduardo Pinto.

“Temos que destacar a importante parceria com a Prefeitura de Porto Alegre nessa conquista. É um empreendimento que deu certo porque houve um grande esforço de todos os envolvidos. O habite-se mostra que tudo o que foi acordado foi cumprido. Ganha a nação tricolor, mas também ganha a população de Porto Alegre e ganham os gaúchos”, afirmou o vice-presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior.

O documento emitido pela Secretaria Municipal de Urbanismo é considerado parcial, pois se refere exclusivamente à área do estádio. As demais áreas do empreendimento, como lojas, prédios residenciais e comerciais, terão uma carta de habitação própria. Porém, o habite-se concedido libera a Arena para receber um público de mais de 60 mil pessoas.

“Essa é uma importante conquista, não somente na área do futebol, mas também na atração do turismo e na divulgação da imagem de Porto Alegre. Com a Arena e, logo mais, com o Beira-Rio renovado, a capital gaúcha passa a ser a única cidade do Brasil com dois estádios capazes de receber qualquer jogo internacional dentro dos padrões Fifa. Mas mais do que isso, a Arena é um estádio multiuso que vai servir para a realização de shows e grandes eventos, com empreendimentos comerciais, e que gera emprego e renda”, afirmou o prefeito José Fortunatti.

O município, a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e no Senado segue tentando incluir no orçamento da União parte dos R$ 100 milhões necessários para as obras do entorno da Arena. “Estamos tratando do entorno da Arena no asfaltamento e drenagem nas imediações do local. Várias secretarias buscam interatividade com a comunidade. Também trabalhamos para conseguir recursos para duplicação das vias próximas ao estádio”, garantiu o chefe do executivo municipal.

O estádio inaugurado no dia 8 de dezembro recebeu até agora 18 jogos oficiais pela Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Gaúcho. Até o momento, o Grêmio venceu 11 jogos, empatou quatro e perdeu três. O próximo compromisso do clube é no sábado, às 18h30, contra a Pontre Preta.