Topo

Ribery perde para Neymar em números na temporada, mas é mais decisivo

Meia francês Frank Ribéry exibe o troféu de melhor da última temporada europeia - SEBASTIEN NOGIER / EFE
Meia francês Frank Ribéry exibe o troféu de melhor da última temporada europeia Imagem: SEBASTIEN NOGIER / EFE

Do UOL, em São Paulo

31/08/2013 06h00

Eleito pela Uefa (União Europeia de Futebol) o melhor jogador do continente na temporada 2012/13, o francês Frank Ribery apresentou números inferiores ao do brasileiro Neymar no período, mas foi mais decisivo.

Ribery marcou apenas 11 gols em 43 jogos com a camisa do Bayern de Munique, o que dá uma média de 0,25 gols por partida. Segundo o FutDados, Neymar anotou pelo Santos 22 gols em 35 jogos realizados no mesmo período, média de 0,63.

No quesito assistências, Ribery perde em números relativos para Neymar. O francês do Bayern deu 23 passes para gol nos 43 jogos, média de 0,53. Segundo o Datafolha, o atacante brasileiro tem média de 1,2 assistências em 2012 e 1,1 neste ano, ambos os índices com a camisa do Santos.

Mas se nos números Ribery foi inferior a Neymar, o francês compensa com o desempenho decisivo em alguns momentos chaves do Bayern na temporada.

Na principal competição europeia, a Liga dos Campeões, Ribery iniciou a jogada do primeiro gol e deu o passe para o segundo na vitória do Bayern de Munique sobre o Borussia Dortmund por 2 a 1 na decisão.

Neymar não conseguiu ser decisivo pelo Santos quando o clube mais precisou no mesmo período. O atacante teve performance apagada na final do Paulistão contra o Corinthians neste ano.

O ex-jogador do Santos até fez um gol na vitória sobre a Universidad Catolica no jogo de volta da final da Recopa Sul-Americana, competição na qual o Peixe se sagrou campeão no ano passado, mas perdeu dois pênaltis.