Topo

Paulinho inicia Liga Europa com peso de ser protagonista no Tottenham

Tottenham, do volante Paulinho, inicia a Liga Europa como grande favorito ao título - Ian Kington/AFP PHOTO
Tottenham, do volante Paulinho, inicia a Liga Europa como grande favorito ao título Imagem: Ian Kington/AFP PHOTO

Do UOL, em São Paulo

19/09/2013 06h00

A Liga Europa, segundo torneio entre clubes em importância na Europa, começa nesta quinta-feira com o volante Paulinho como grande destaque, mas com a obrigação de se firmar como protagonista em uma competição relevante no Velho Continente.

O Tottenham, time do titular da seleção brasileira, entra como favorito na disputa pelo alto investimento feito na janela de transferências com aquisições do quilate do próprio brasileiro e do atacante Soldado, entre outros.

Porém, o time de Londres vive sob desconfiança pela perda do galês Gareth Bale, vendido por 100 milhões de euroas para o Real Madrid. Caberá a Paulinho e seus companheiros mostrarem que conseguem manter o nível da equipe mesmo sem o meia-atacante.

A equipe londrina está no Grupo K da Liga Europa e medirá forças com o Anzhi, da Rússia. Mesmo enfraquecido com a decisão do dono do clube, Suleiman Kerimov, de diminuir o investimento na equipe e vender estrelas como Eto’o e Willian, ambos no Chelsea, a equipe russa pode brigar pela liderança da chave.

O duelo entre Tottenham e Anzhi ainda promoverá o encontro de dois ex-jogadores do Corinthians. Paulinho e Jucilei medirão forças em duas partidas. Sheriff e Tromso completam a chave.

Hernanes é outro destaque da seleção brasileira que tentará levar seu time ao título da Liga Europa. A Lazio manteve grande parte do seu elenco e conta com a força do conjunto para superar o Grupo J, que também tem Trabzonspor, Legia e Apollon Limassol.

Os espanhóis Valencia, Betis e Sevilla, a Fiorentina e o PSV também surgem como forças da Liga Europa, que terá a entrada dos terceiros colocados de cada grupo da Liga dos Campeões a partir da fase eliminatória.

Na temporada passada, o Chelsea foi eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões e acabou campeão da Liga dos Campeões com vitória sobre o Benfica na decisão. 

Confira todos os grupos da Liga Europa:

Grupo A: Valencia, Swansea, Kuban Krasnodar e St Gallen

Grupo B: PSV, Dinamo Zagreb, Chornomorets e Ludogorets

Grupo C: Standard de Liège, Salzburg, Elfsborg e Esbjerg

Grupo D: Rubin Kazan, Wigan, Maribor e Zulte Waregem

Grupo E: Fiorentina, FC Dnipro, Paços de Ferreira e Pandurii

Grupo F: Bordeaux, APOEL, Eintracht Frankfurt e Maccabi Tel-Aviv

Grupo G: Dynamo Kiev, Genk, Rapid Viena e Thun

Grupo H: Sevilla, Freiburg, Slovan Liberec e Estoril

Grupo I: Lyon, Betis, Rijeka e Vitória de Guimarães

Grupo J: Lazio, Trabzonspor, Legia e Apollon Limassol

Grupo K: Tottenham, Anzhi, Sheriff e Tromso

Grupo L: AZ Alkmaar, PAOK, Maccabi Haifa e Shakhter Karagandy