Topo

Greve de funcionários impede rodada do Campeonato Uruguaio

Torcida do Nacional exibe bandeirão gigante no Uruguai. Equipe está na terceira posição do campeonato  - AFP PHOTO/Dante FERNANDEZ
Torcida do Nacional exibe bandeirão gigante no Uruguai. Equipe está na terceira posição do campeonato Imagem: AFP PHOTO/Dante FERNANDEZ

Do UOL, em São Paulo

26/09/2013 17h23

Uma greve dos funcionários de arrecadação da AUF (Associação Uruguaia de Futebol) vai paralisar a sexta rodada do Torneio Apertura no próximo final de semana, anunciou a organização nesta quinta-feira.  Os árbitros também ficarão parados. A equipe do Danubio lidera a competição depois de cinco jogos disputados, com 13 pontos, seguida de perto por River Plate e Nacional, ambos com 12.

O presidente do sindicato dos funcionários, José Luis Otero, foi direto: “A resolução da assembleia é clara e irrevogável. Não há futebol neste final de semana”. Segundo Otero, as condições mínimas para exercer a profissão não são oferecidas pela AUF. Os empregados reivindicam melhores condições de trabalho, especialmente em infraestrutura, estabilidade e segurança.

Os árbitros também aderiram à paralisação porque têm o compromisso de obedecer às decisões, afirma o secretário do sindicato da categoria, Marcelo de León. Já o presidente da Associação Uruguaia de Futebol, Sebastián Bauzá, classificou a decisão como desmedida.

A seleção uruguaia está a 20 dias de uma partida decisiva contra a Argentina pelas Eliminatórias para a Copa de 2014, destacou o dirigente. Para ele, se a greve seguir, a federação terá de buscar alternativas para garantir a realização do jogo e também o prosseguimento do campeonato nacional.

O Uruguai está na quinta colocação das Eliminatórias da América do Sul e briga por uma vaga direta para o Mundial de 2014 no Brasil. Faltando duas rodadas para o final do campeonato, a atual posição força o confronto da repescagem, contra a seleção da Jordânia.