Topo

Já aposentado, Deco pega um ano de suspensão por doping no STJD

Deco está aposentado do futebol e não compareceu ao julgamento no STJD - Dionizio Oliveira/UOL
Deco está aposentado do futebol e não compareceu ao julgamento no STJD Imagem: Dionizio Oliveira/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/09/2013 13h46

O ex-jogador Deco, que anunciou sua aposentadoria no final de agosto, foi suspenso por um ano em julgamento no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Como a defesa já havia sido feita no primeira sessão na entidade, no dia 5 de setembro, o processo transcorreu rapidamente. Os relatores votaram pela punição de maneira unânime.

Caso ainda estivesse atuando, Deco poderia voltar aos campos antes do prazo de um ano, já que é descontado o período de suspensão preventiva e dos julgamentos.

O ex-jogador foi flagrado no exame antidoping em março, quando defendia o Fluminense no Campeonato Carioca, durante partida contra o Boavista. As substâncias encontradas foram hidrocloratiazida (diurético que combate a hipertensão arterial) e carboxi-tamoxifeno (tipo de hormônio).

O relator do processo, Paulo César Salomão Filho, elogiou o histórico sem polêmicas da carreira de Deco e citou o artigo 18 do código da Fifa, que atenua a pena máxima prevista de dois anos em réus primários de bom comportamento. Durante todos os julgamentos, a defesa do luso-brasileiro usou o argumento de contaminação nos suplementos alimentares que ele ingeria.

O luso-brasileiro já havia sido punido em primeira instância no TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) com 30 dias, em junho. Como tinha cumprido a pena de maneira preventiva, foi liberado para atuar, mas decidiu se aposentar após a quarta lesão em 2013. 

Deco decidiu morar em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Ele é sócio em empresas de marketing esportivo e mídias sociais, um colégio particular e corretora de imóveis. O luso-brasileiro também deve ingressar na carreira de empresário e cogita realizar um jogo de despedida com a camisa do Fluminense. O Porto-POR também demonstrou interesse em um amistoso contra o Barcelona para homenagear o ex-atleta.