Topo

Recordes de Atlético, Barcelona e Manchester marcam futebol europeu

Do UOL, em São Paulo

29/09/2013 06h01

A temporada 2013/2014 do futebol europeu ainda está no começo, mas já registrou uma série de marcas significativas. Com os resultados do último sábado, ao menos três times ratificaram desempenhos históricos em seus campeonatos nacionais.

Na Espanha, Atlético de Madri e Barcelona têm os melhores inícios de suas histórias. Os dois times venceram os sete primeiros jogos no Campeonato Nacional – ambos têm 21 pontos, mas os catalães lideram por terem saldo de gols superior.

O bom início de temporada do Barcelona não está sendo afetado sequer pela discussão em torno do rodízio de jogadores. O técnico Gerardo “Tata” Martino, que assumiu a equipe antes da atual temporada, defende um revezamento entre os atletas. Por isso, por exemplo, Neymar e Xavi começaram no banco na vitória por 2 a 0 sobre o Almería, no último sábado.

A arrancada do Barcelona ainda terá outro empecilho nos próximos dias. No sábado, Messi sentiu dores musculares e foi substituído. Ele será reavaliado neste domingo. “É difícil dizer algo antes que tenhamos provas, mas é claro que nos preocupamos com ele”, disse Martino em entrevista coletiva realizada no último sábado.

Enquanto Atlético de Madri e Barcelona não sentem problemas no início da temporada, o Real Madrid já começa a conviver com alguma pressão. O time merengue tem apenas 16 pontos e ocupa a terceira posição do Campeonato Espanhol.

No sábado, o Real Madrid foi superado justamente pelo Atlético de Madri, que fez 1 a 0 em pleno Santiago Bernabéu. Foi a primeira vitória dos visitantes no estádio em 14 anos.

O revés para os rivais locais fez com que o técnico Carlo Ancelotti fosse vaiado pela torcida do Real Madrid. Depois do jogo, ele foi defendido por Cristiano Ronaldo, estrela da equipe. “A culpa é dos atletas”, resumiu o jogador português.

Na Inglaterra, outro time grande também motivos para buscar culpados. O Manchester United perdeu por 2 a 1 para o West Bromwich no último sábado e registra o pior início da história do time na Premier League.

A temporada 2013/2014 é a primeira do técnico David Moyes, que substituiu o lendário Alex Fergusson no comando do Manchester United. Em seis rodadas da Premier League, o novo comandante acumulou três derrotas, um empate e apenas duas vitórias.

O último sábado também foi ruim para o outro time de Manchester. Sem David Silva e Agüero, machucados, o City perdeu para o Aston Villa por 3 a 2 fora de casa.

O que torna o resultado ainda mais surpreendente é que o Aston Villa havia perdido nove de seus 13 jogos anteriores como mandante. No último sábado, porém, os donos da casa reagiram depois de estarem perdendo duas vezes e conseguiram a virada.

A liderança da Premier League é do Arsenal, que bateu o Swansea por 2 a 1 no último sábado. O segundo gol da equipe londrina foi marcado pelo meio-campista Ramsey, que ratificou o melhor período de sua carreira. O camisa 16 marcou oito vezes em nove partidas desta temporada.

Os dois times que estão mais próximos do Arsenal na tabela de classificação da Premier League são Tottenham e Chelsea, que empataram por 1 a 1 no último sábado em jogo fraco.

O resultado interrompeu uma sequência positiva do Tottenham, que ratificou um longo jejum. A equipe de White Hart Lane não vence o Chelsea há sete duelos, desde 2010.

Na Alemanha, três times começam a se descolar do restante da tabela. Borussia Dortmund e Bayern de Munique, os únicos invictos da Bundesliga, somaram 19 pontos nas sete primeiras rodadas e lideram a competição. O Bayer Leverkusen, com 18 e apenas um revés, ocupa o terceiro posto.

O Bayern de Munique foi o que teve vida mais difícil no último sábado. O time da Baviera sofreu para bater o Wolfsburg por 1 a 0 em casa, gol marcado por Thomas Müller no segundo tempo. O Bayer Leverkusen fez 2 a 0 sobre o Hannover 96 em seus domínios, e o Borussia Dortmund bateu o Freiburg por sonoros 5 a 0.

Neste domingo, outro recordista entrará em campo. A Roma, que faz em 2013/2014 o melhor início de temporada de sua história, receberá o Bologna em jogo válido pelo Campeonato Italiano.

Com cinco vitórias nas cinco primeiras rodadas, a Roma é a única equipe com 100% de aproveitamento no Campeonato Italiano. A liderança do torneio, porém, é do Napoli, que bateu o Genoa por 2 a 0 no último sábado e chegou a 16 pontos em seis partidas.

O sábado do futebol italiano ainda teve direito a uma reação do Milan. O time de Milão havia acumulado dois empates e um revés nas três rodadas anteriores, mas reagiu e bateu a Sampdoria por 1 a 0.

O gol do Milan nasceu em um passe de Robinho, que foi titular. No entanto, a atuação do brasileiro foi manchada por uma oportunidade incrível que ele desperdiçou para fazer o segundo dos donos da casa.

MESSI MARCA EM VITÓRIA DO BARÇA CONTRA O ALMERIA

CAMPEONATO FRANCÊS

  • ZAGUEIRO MARQUINHOS FAZ MAIS UM GOL E SUPERA LUCAS EM ARTILHARIA INTERNA NO PSG

    O zagueiro Marquinhos, ex-Corinthians, marcou um gol na vitória do PSG sobre o Toulouse, 2 a 0, neste sábado, no Parc des Princes. Apesar de não ser a principal virtude de Marquinhos, a chegada à área adversária tem sido eficiente. O jogador soma dois gols em quatro partidas disputada pelo clube de Paris.