Topo

Federação Pernambucana define que o estadual começará em dezembro

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/10/2013 14h14

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) definiu na noite de segunda-feira no arbitral que o Campeonato Estadual de 2014 terá início em dezembro deste ano. A competição será disputada em dois turnos por doze clubes. Porém, o primeiro não terá a presença de Náutico, Santa Cruz e Sport.

Desta maneira, os clubes do interior acabaram sendo atendidos, com o mínimo de 18 partidas e as grandes forças do estado poderão disputar a Copa do Nordeste sem choques de datas.

A reunião realizada na sede da FPF teve a presença dos cartolas dos clubes que irão disputar o estadual. Entretanto, segundo o Diário de Pernambuco, a imprensa não teve acesso ao encontro. Os dirigentes estiveram reunidos por uma hora e quarenta minutos.

A disputa do primeiro turno contará somente com os clubes de menor investimento. O campeão desta fase estará classificado diretamente para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Os três primeiros colocados desta fase se juntarão a Náutico, Santa Cruz e Sport para a disputa do hexagonal em dois turnos. Os outros seis representantes se enfrentam em torneio para definir quem permanece na Série A1 e terá o mesmo formato. Os dois últimos serão rebaixados.

Os quatro primeiros colocados se classificam para a fase semifinal do estadual. Após o cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º). Os vencedores decidem o título. A final será realizada dia 13 de abril. Os três primeiros colocados do Hexagonal final estarão classificados para a Copa do Nordeste de 2015.

“A mudança da fórmula para o Campeonato Pernambucano de 2014 ocorrerá devido a um motivo de força maior. O nosso desejo era que o campeonato tivesse 27 datas, mas teremos um campeonato com 21 jogos”, explicou o presidente da FPF, Evandro Carvalho, ao Diário de Pernambuco.

A diminuição do número de datas aconteceu por conta da proximidade da Copa do Mundo de 2014. “Sport, Náutico e Santa Cruz pediram a Federação condições para poder disputar a Copa do Nordeste e os clubes do interior queriam 18 jogos. A única solução encontrada foi antecipar a competição”, encerrou.