Por Chelsea e tranquilidade, ex-SP Piazon diz preferir 'Europa B' ao Brasil
Considerado uma das maiores promessas das categorias de base do futebol brasileiro, Lucas Piazon foi para a Europa quando tinha apenas 17 anos. Contratado pelo Chelsea em 2011, o jovem de 19 anos não chegou a atuar nem em 10 jogos oficiais pelo clube inglês, e joga hoje no futebol holandês.
Piazon chegou a ser eleito o melhor jovem do elenco do Chelsea logo em sua primeira temporada na Europa. Mesmo assim, o clube preferiu emprestá-lo para o Málaga, da Espanha, onde ficou durante a temporada 2012-13.
Nesta temporada, seu sonho de jogar pelo time inglês foi novamente adiado, e o brasileiro voltou a ser emprestado pelo Chelsea, desta vez para o Vitesse, da Holanda. Assim como o Málaga, o time holandês não é considerado uma potência de seu campeonato nacional, mesmo assim, o meia tem certeza de estar fazendo o melhor para a sua carreira.
“Acho que é normal. É difícil um jogador da minha idade estar jogando em um grande clube. Os diretores do Chelsea falam sempre comigo e com a minha família. Eu sei que para eu poder evoluir eu preciso jogar nestes times menores da Europa”, explicou, em entrevista ao UOL Esporte.
Periodicamente, um integrante da comissão técnica do Chelsea visita Piazon e outros dois atletas do clube emprestados ao Vitesse para analisar os desempenhos nos jogos e a adaptação à Holanda. Esta atenção e as palavras do próprio técnico José Mourinho tranquilizam o brasileiro de que jogar no time holandês é a melhor opção no momento.
Por isso, ele nem pensa em voltar para o Brasil, nem mesmo para o São Paulo, onde começou a carreira.
“No Brasil, tem muito mais pressão que na Europa. Então acho que isso é um lado bom da Holanda e da Europa toda, a gente pode jogar de cabeça limpa”, explica, falando sobre a grande cobrança dos torcedores brasileiros.
Lucas Piazon acredita no projeto do Chelsea e sabe que precisa ser paciente até estourar na Europa. E, para que isto aconteça, quer jogar o máximo de jogos possível como titular, o que não aconteceria no Chelsea.
O técnico José Mourinho foi quem anunciou ao elenco do time inglês o empréstimo do brasileiro e de outros atletas mais jovens, que, segundo ele, não seriam utilizados nos jogos.
“Na pré-temporada, ele falou que os meninos iam ser emprestados porque o grupo era muito forte e muito grande. É até melhor, para gente poder jogar praticamente todos os jogos. Mas ele falou comigo e salientou que seria bom para mim”, conta.
Desde que estreou pelo Vitesse, em 17 de agosto, Lucas Piazon foi titular em cinco de sete partidas do Campeonato Holandês e já marcou três gols. Seu time ocupa a sexta colocação do campeonato mas, caso vença a partida contra o Feyenoord no próximo domingo, pode se tornar o líder.
O campeonato é bem disputado, mas o meia não sentiu a diferença em comparação ao Campeonato Espanhol, nem demorou a se adaptar. Pelo contrário, comemora a maior ofensividade do futebol da Holanda, que lhe dá mais oportunidades de marcar e fazer a ‘lição de casa’.
Seu maior desejo é chamar a atenção de José Mourinho e dos dirigentes do Chelsea para poder, enfim, jogar pelo grande clube inglês, onde já foi muito bem recebido. Os veteranos da equipe John Terry e Lampard foram atenciosos com ele e com todos os novatos da equipe e, segundo Piazon, são “super gente boa ” e “nota 10”.
Para poder voltar a trocar experiências com os ídolos ingleses, então, o brasileiro está focado em fazer boas partidas pelo Vitesse.
“Eu espero poder jogar pelo Chelsea o mais rápido possível. Mas isso depende de mim também, do meu desempenho aqui. Tenho que ficar um ano aqui e dar o meu melhor”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.