Topo

Ferguson lança biografia e revela que já atirou chuteira em Beckham

Do UOL, em São Paulo

22/10/2013 13h25

O maior treinador da história do Manchester United, Sir Alex Ferguson, lançou nesta terça-feira, na Inglaterra, sua biografia, recheada de críticas sobre grandes personagens que trabalharam com ele durante os 27 anos que ficou no clube. O técnico derreteu-se por Cristiano Ronaldo, revelou preocupação com o crescimento do Manchester City e criticou duramente o astro David Beckham.

Ferguson revelou que em 2003 após um empate contra o Arsenal pela Copa da Inglaterra ele ficou tão revoltado com a postura de Beckham em campo que atirou uma chuteira contra o camisa 7, que cortou o supercílio do jogador. "Ele se levantou para vir para cima de mim e os outros jogadores impediram... Depois usou uma fita para mostrar o corte que a chuteira lhe tinha feito. Nesta época eu falei com a direção e disse que ele tinha que ir embora", revelou.

"Ele pensou que era maior do que eu. Foi o único jogador que treinei que quis ser famoso fora do futebol. Não sinto rancor pelo David. Ele é um rapaz maravilhoso, mas nunca chegou ao nível de jogador de top. Fiquei muito desapontado", completou o comandante.

Sobre o substituto de Beckham nos Diabos Vermelhos, porém, Fergie foi só elogios. "Cristiano Ronaldo foi o jogador mais talentoso que treinei. Ultrapassou todos os outros grandes jogadores que orientei no United, e foram muitos", comentou o ex-comandante de Cantona, Rooney, Giggs, Nistelrooy, entre outros.
 
A contratação do atacante português, aliás, surgiu após indicações de olheiros e uma partida amistosa em que "ele deixou o O'Shea com dores de cabeça. Tive que trazê-lo", contou.
 
Sobre a ascensão do Manchester City, Ferguson revelou que decidiu abrir os cofres para tirar Robin Van Persie do Arsenal para desestabilizar o adversário. "Após o título deles (City), eu informei aos jogadores que eles haviam nos desonrado", disse, revoltado. Depois, foi até o holandês, que interessava ao rival, e disse: "Lá sempre há um problema, ou é alguém soltando fogos de artifício ou briga com o gerente ou Tevez querendo jogar golfe na Argentina", desdenhou, na tentativa - bem sucedida - de seduzir o centroavante.