Topo

Inter planeja "renovação sem revolução" no elenco para a próxima temporada

Do UOL, em Porto Alegre

25/10/2013 06h08

O departamento de futebol do Internacional pretende prosseguir em 2014 com a renovação que vem fazendo no elenco profissional do clube. A promessa é renovar, porém, sem fazer uma alteração drástica no grupo que conquistou o Campeonato Gaúcho, mas que foi desclassificado nas quartas de final da Copa do Brasil e, atualmente, é nono colocado do Campeonato Brasileiro.

“Renovação não é revolução. Existe uma tendência das pratas da casa ocuparem o espaço. É uma tendência na vida. O planejamento é adequar o plantel. Será uma avaliação feita com todo o departamento de futebol. Uma avaliação que já acontece a cada jogo”, declarou o diretor de futebol, Marcelo Medeiros, à Rádio Gre-Nal.

A ideia é aproveitar o conhecimento que Clemer tem das categorias de base para reforçar o grupo principal, o que já vem sendo feito desde o começo do mês, com a promoção do técnico do sub-20. No time que empatou com o Atlético-PR, na última quarta-feira, por exemplo, João Afonso foi o primeiro volante titular, posição carente no elenco atual. Mesmo em um momento de necessidade e pressão, o jovem vem recebendo elogios da torcida, comissão técnica e imprensa.

“Ele entrou normal e ao natural. Estamos precisando deste tipo de jogador, que sabe tocar na bola e de intensidade de marcação”, afirmou Clemer após a estreia de João Afonso contra o Santos, na Vila Belmiro.

Depois de enfrentar os paulistas, o jogador de 18 anos teve bom desempenho no Gre-Nal e também contra o Atlético-PR. João Afonso foi o último dos “promovidos” para o profissional. Antes, o meia-atacante Valdívia, de 19, havia estreado contra o Fluminense e o meia Alex Santana contra o Flamengo. Clemer ainda colocou o zagueiro Jackson, de 23, como titular e manteve no time o meia Otávio, 18, promovido por Dunga.

Figuraram também entre os profissionais em outubro: o zagueiro Thales, 20, o atacante Nathan, 19, os laterais Vilela, 21, e Artur, 19, além de Cláudio Winck, 19, que disputou dois jogos em 2013 e deve receber novas oportunidades. Mesmo sem a confirmação que Clemer seguirá no cargo, o que só deve ser definido em dezembro, a ideia é seguir avaliando os jovens jogadores para iniciar o quanto antes o planejamento para 2014.

Após a folga da quinta-feira, o grupo de jogadores do Inter se reapresenta às 9h30 no CT do Parque Gigante. O treino é o primeiro da preparação para o confronto contra o São Paulo, marcado para domingo, às 16h, no estádio Centenário, em Caxias do Sul.