Topo

Evaristo recorda três gols em 1º clássico espanhol e faz aviso a Neymar

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

26/10/2013 06h01

O brasileiro Neymar vai fazer neste sábado o primeiro clássico espanhol com a camisa do Barcelona. E se puder escolher um roteiro perfeito, ele pode recorrer a um confronto realizado exatamente 56 anos antes. Em 1957, Evaristo de Macedo debutou no duelo contra o Real Madrid e anotou três gols na vitória dos catalães por 4 a 0.

“Foi um início muito bom. Espero que o Neymar tenha a mesma sorte. Isso facilitaria demais o comportamento de todos em relação a ele”, opinou Evaristo em entrevista ao UOL Esporte.

Evaristo defendeu o Barcelona por cinco temporadas. Depois, passou dois anos no Real Madrid antes de voltar ao Flamengo. Com extenso currículo de clássicos espanhóis, o ex-jogador fez um aviso a Neymar: “Se ele tiver uma grande atuação, principalmente por ser em casa, vai ganhar muitos torcedores e facilitar muito a vida. É um jogo para ele se consagrar”.

Neymar já disputou 17 partidas com a camisa do Barcelona, com cinco gols marcados. Além disso, Evaristo elogiou a postura que o ex-santista adotou desde que chegou ao novo clube.

“Ele não está brigando por espaço. Ele está procurando jogar futebol, e esse é o mais importante. Também é importante que o Messi parece estar aceitando bem o Neymar. O Barcelona tem uma maneira de jogar, e isso favorece mais ao Messi do que ao Neymar”, analisou Evaristo, que vai torcer pelo time catalão neste sábado.

Outro brasileiro que defendeu o Barcelona, Edmilson disputou três clássicos pela equipe catalã. Ele acumulou uma vitória, uma derrota e um empate, irregularidade suficiente para corroborar a tese de Evaristo.

“O Barça x Madrid consagra qualquer jogador. Só quem jogou sabe a importância que o duelo tem. É algo que não mexe apenas com o campo esportivo, mas com política, cultura e sociedade”, avaliou o pentacampeão mundial.

Menos efusivo do que Evaristo, Edmilson exaltou a importância tática de Neymar para o Barcelona: “Ele se adaptou muito rapidamente à equipe e tem feito uma função que pode até não aparecer tanto, mas que é fundamental. Nós estamos acostumados com o espetáculo dele aqui no Brasil, mas eu acho que nesse início ele está evoluindo como um jogador obediente taticamente”.

A única vitória de Edmilson em um clássico espanhol aconteceu em novembro de 2005, quando Ronaldinho Gaúcho anotou dois gols em um triunfo por 3 a 0 e foi aplaudido pela torcida do Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu.

“Nunca tinha participado de um dérbi em que um jogador tenha desequilibrado tanto. A própria torcida do Real Madrid reconheceu isso”, declarou o ex-jogador. “Quanto ao Neymar, ainda é o primeiro clássico. Não podemos criar muita expectativa”, completou.

O atacante Geovanni, revelado pelo Cruzeiro, também viveu o lado do Barcelona no clássico espanhol. Para ele, Neymar pode ajudar a restabelecer no confronto a ordem da época em que Ronaldinho Gaúcho estava do lado catalão.

“Na época do Ronaldinho Gaúcho, todo clássico o Barcelona ganhava. Agora está sendo diferente, e talvez o Neymar possa mostrar futebol para as vitórias voltarem para o lado deles”, disse o brasileiro, que deixou o Bragantino nesta semana.