Topo

Má fase do Inter afunda Forlán na reserva e gringo tem futuro indefinido

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/11/2013 06h00

A fase ruim do Internacional devorou Diego Forlán. Antes artilheiro do time no ano, agora o uruguaio é reserva e não vê nenhuma brecha para mudança de seu status até o final da temporada. O momento atual, e a ideia crescente no Beira-Rio de reduzir os medalhões em 2014, fazem o futuro do melhor jogador da Copa do Mundo da África do Sul ser incerto.

O lugar no banco é fruto da falta de gols e, principalmente, do rendimento fraco em campo. Aos 34 anos, Forlán é visto pela atual comissão técnica como um jogador sem intensidade para ser titular. Incapaz de atuar em um esquema que exige marcação pressão.

“Utilizei o Forlán aqui no outro jogo [confronto da volta com o Atlético-PR, pela Copa do Brasil]. Não deu o resultado. Temos que trabalhar em cima das características dos jogadores. Estamos mexendo para ver se o time anda”, disse Clemer.

As palavras do ex-goleiro fecham com o argumento apresentado por Dunga, às vésperas de seu derradeiro jogo no comando do Internacional. O capitão do tetra disse que Forlán havia se tornado suplente não por acaso, mas por um conjunto de fatores.

Os números comprovam que Dunga e Clemer estão com a razão. A última vez que Diego Forlán começou um jogo como titular foi em 26 de setembro, depois de ficar de fora de sete partidas. O período longe da equipe foi um somatório da convocação com uma lesão no tornozelo.

O último gol de Forlán pelo Inter ocorreu há mais de 70 dias. Foi em cima do Salgueiro-PE, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O último da vitória de 3 a 0 no estádio do Vale, na cidade de Novo Hamburgo.

Desde aquela noite, o uruguaio participou de outras sete partidas. A maioria começando na reserva e entrando ao longo do segundo tempo. E em somente uma oportunidade agradou. Foi contra o Grêmio, no clássico que terminou empatado por 2 a 2.

“O Forlán entrou bem no Gre-Nal, teve um desempenho não muito satisfatório contra o Atlético-PR. Ele tem dois compromissos contra a Jordânia. Temos que trabalhar com a realidade”, comentou Marcelo Medeiros, diretor de futebol do Inter recorrendo ao calendário da seleção uruguaia, que jogará a repescagem para a Copa do Mundo.

Com contrato até julho de 2015, Diego Forlán já disputou 54 partidas pelo Colorado desde julho do ano passado. Marcou 22 gols. Dezessete deles nesta temporada.