Topo

Campeonato Mineiro mantém fórmula e terá 15 datas a partir de 26 de janeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

07/11/2013 20h29

Em reunião, nesta quinta-feira, na sede da Federação Mineira de Futebol, representantes dos 12 participantes da próxima edição do Campeonato Estadual confirmaram a manutenção da fórmula de disputa, com a realização de turno único, onde todos os times se enfrentam e se classificam os quatro primeiros para a semifinal.

O Campeonato Mineiro, que terá sua 100ª edição, será disputado em 15 datas, com início marcado para o dia 26 de janeiro e término programado para 13 de abril. Os dois últimos colocados na fase de classificação serão rebaixados para o Módulo II, em 2015.

O Conselho técnico do Campeonato Mineiro decidiu que para ter condições de jogo na primeira rodada, os clubes participantes precisam inscrever seus jogadores até o dia 22 de janeiro, sendo o dia 28 de fevereiro como o último dia de inscrição de atletas para a competição.

Outra definição tomada, nesta quinta-feira, estabeleceu para 10 mil torcedores a capacidade mínima para os estádios receberem jogos das semifinal e final. A exceção ocorrerá se o confronto for entre dois times cujos estádios não possuam essa capacidade. Aí os jogos poderão acontecer em locais menores.

As novidades do Campeonato Mineiro em 2014 serão as participações de URT, de Patos de Minas, e Minas, de Sete Lagoas, que subiram do Módulo II este ano. O Atlético-MG é o atual bicampeão estadual. Os demais participantes são Cruzeiro, América-MG, Boa Esporte, Caldense, Nacional, Villa Nova, Tupi, Guarani e Tombense.

O Nacional, originalmente de Nova Serrana, e que este ano disputou o Campeonato Mineiro como representante de Patos de Minas, mudou-se mais uma vez e terá como sede a cidade de Muriaé, na Zona da Mata.