Topo

Cuca ainda trabalha com a hipótese de contar com Fernandinho no Mundial

Cuca considera que atacante Fernandinho será inscrito e poderá disputar o Mundial de Clubes pela Fifa - PAULO FONSECA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Cuca considera que atacante Fernandinho será inscrito e poderá disputar o Mundial de Clubes pela Fifa Imagem: PAULO FONSECA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

08/11/2013 15h01

A liberação de Fernandinho para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, tornou-se uma novela para o Atlético-MG. Nesta sexta-feira, o técnico Cuca endossou o coro da diretoria atleticana e disse confiar que poderá contar com o velocista na competição e afirmou ainda não ter pensado um substituto definido para o atleta, caso seja barrado.

“Procuro ficar fora, cuidar mais do campo, meu sentimento me diz que ele vai ter condição de jogar, estou trabalhando com esta hipótese”, afirmou Cuca. “Não estou pensando de outra forma, na frente se não puder, a gente trabalha de outra forma, mas a minha convicção é de que ele vai jogar”, garantiu.

Na terça-feira, a Federação Mineira de Futebol recebeu ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no qual a Fifa informou que a inscrição de Fernandinho está vetada para o Mundial pelo fato de o atacante ter sido registrado depois do fechamento da janela de transferência.

Embora evite polemizar com a Fifa, o diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf, disse que a diretoria atleticana tentará reverter a decisão da entidade. A lista final de 23 jogadores que disputarão o Mundial sairá somente em 29 de novembro.

Além de Fernandinho, o Atlético ainda trabalha para conseguir a liberação do zagueiro Emerson e do meia Dátolo, que fora contratados dentro da janela interna de transferência, situação que não é aceita pela Fifa.

Caso Fernandinho não tenha condições de jogo, o técnico Cuca contará com duas opções. A primeira é a entrada de Luan, que já fez esta função e é um reserva titular do treinador. O jogador é bastante acionado. Com o velocista, o comandante ganha em marcação, mas perde em força ofensiva.

Outra opção é a entrada de Guilherme, situação que mudará a forma do Atlético atuar. O jogador tem característica de armação de jogadas e vem sendo utilizado por Cuca na posição do machucado Ronaldinho Gaúcho. Quando precisou atuar como homem de velocidade pelos lados de campo e auxiliando na marcação, o meia não rendeu bem e chegou a reclamar da função imposta pelo treinador atleticano.