Topo

Conquistas do ano antecipam projetos para rivais mineiros brilharem em 2014

Rivais Cruzeiro e Atlético-MG apostam em antecipação do planejamento para repetir performance em 2014 - Pedro Vilela/Textual
Rivais Cruzeiro e Atlético-MG apostam em antecipação do planejamento para repetir performance em 2014 Imagem: Pedro Vilela/Textual

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

20/11/2013 06h00

Os rivais mineiros mais uma vez sairão na frente de outros clubes no quesito planejamento. Atlético-MG e Cruzeiro já sabem como será o calendário de jogos, os torneios que irão disputar e já iniciaram processo de renovação de contrato e busca de reforços para o novo ano. Os dirigentes rivais acreditam que o passo à frente manterá a hegemonia dos mineiros em 2014.

A temporada de 2013 foi a de maior hegemonia da história do futebol mineiro. O Atlético conquistou a Libertadores pela primeira vez, enquanto o maior rival respondeu rapidamente, sagrando-se campeão do Campeonato Brasileiro, pela terceira vez.

O longo período de pré-temporada que os dois clubes tiveram, já que o Campeonato Mineiro é o torneio a começar mais tarde entre os grandes regionais, a falta de jogos no meio de semana durante o estadual e a rapidez nas contratações e montagem de elencos fortes foram apontados como o diferencial para a temporada em alta.

A situação se repetirá em 2014, mas com tempo de preparação ainda maior para a dupla mineira. O Atlético foi o primeiro clube do Brasil a saber qual será o seu calendário para 2014. O clube terá cinco competições a serem disputadas durante todo o ano. A equipe está classificada para a próxima Libertadores, como atual campeão do torneio, e terá ainda, no primeiro semestre o Campeonato Mineiro.

No restante da temporada, a equipe atleticana participará ainda da Copa do Brasil, competição em que entrará nas oitavas de final, como aconteceu este ano, além de disputar o Campeonato Brasileiro e a Recopa Sul-americana, quando enfrentará o time que se sagrar campeão da Sul-Americana.

O maior “atraso” no planejamento do clube para 2014 passa pela renovação de contrato do técnico Cuca, que ainda está indefinida. O clube vem conversando com o empresário do treinador, Eduardo Uram, mas só deverá ter uma situação decidida ao final do Mundial de Clubes. Apesar disso, o atual comandante vem participando do trabalho do novo ano.

“Já passei umas ideias minhas para o presidente (Alexandre Kalil) e o presidente já está trabalhando nisso com o Maluf (diretor de futebol, Eduardo Maluf), não podemos perder tempo, já sabemos como será o calendário da próxima temporada e é preciso aproveitar isso”, afirmou Cuca.

Do elenco atleticano, poucos jogadores terão o contrato se encerrando ao final deste ano. Ronaldinho Gaúcho é o principal nome que ficará sem vínculo. A diretoria já afirmou que deseja a continuidade do atleta. Além dele, Júnior César, Richarlyson e Gilberto Silva completam a lista.

A diretoria atleticana já trabalha em busca de nomes, indicados por Cuca, para reforçar o time de 2014. A definição quanto a possíveis saídas e renovações de contrato também já foram feitas, antecipando assim o trabalho dos dirigentes pensando no próximo ano. “Já está tudo planejado, mas ainda o pensamento principal é o Mundial de Clubes”, afirmou o diretor Eduardo Maluf, que mantém as definições em sigilo.

A equipe principal atleticana se apresentar a comissão técnica no dia 20 de janeiro, um mês depois do Mundial de Clubes. A meta é que o grupo tenha 20 dias de pré-temporada, perdendo assim as primeiras rodadas do Mineiro. O time mineiro fará parte do estadual com equipe reserva para dar o maior período de descanso para o grupo principal.

O Cruzeiro vive situação parecida ao rival. O clube já sabe que participará novamente da Libertadores, principal objetivo do clube, além da Copa do Brasil, Campeonato Mineiro e Brasileirão, todos em 2014. O time celeste já planeja o novo ano e estuda apenas a possibilidade de aumentar o período de pré-temporada, mas dará 30 dias de férias aos atletas.

Em relação ao rival Atlético-MG, o Cruzeiro leva a vantagem de já ter oficializado a continuidade do treinador Marcelo Oliveira. “Como acertamos a renovação, internamente a gente vai passar a fazer um planejamento mais forte, a gente tem uma base de elenco muito boa, precisa de uma ou outra situação de modificar. Em quanto tempo vamos fazer a pré-temporada? Qual o primeiro time que vai jogar? Poderíamos alongar a pré-temporada de alguns jogadores, isso está sendo internamente discutido”, explicou Marcelo Oliveira, em entrevista ao Sportv

A equipe celeste anunciou na terça-feira, a renovação de contrato com o técnico Marcelo Oliveira, que ficará por mais uma temporada. Além dele, o clube trabalha para permanecer com Bruno Rodrigo, cujo vínculo se encerra ao final do ano. Willian, que pertence ao Metalist, da Ucrânia, está emprestado até o meio do próximo ano.

Com a continuidade de Marcelo Oliveira, o Cruzeiro antecipa o planejamento de contratações e possíveis saídas. A diretoria do clube afirma que não precisa vender jogadores para equilibrar o caixa e prevê a chegada de reforços pontuais e para reforçar o time titular.

 “Vender não precisamos, vamos contratar pouco, três, quatro nomes, mas nomes certos, que chegarão para agregar e fortalecer o time. Mas a nossa base já é muito forte e o importante é manter isso e vamos manter”, afirmou o presidente Gilvan de Pinho Tavares.