Topo

Fla e Renato Abreu não chegam a acordo e Justiça pede perícia psicológica

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/11/2013 16h04

A disputa entre Flamengo e Renato Abreu na Justiça teve novo capítulo na tarde desta terça-feira. Em audiência realizada na 21ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, as duas partes tiveram reencontro tenso e não chegaram a um acordo após cerca de 30 minutos de conversa. A juíza Gláucia Zuccari pediu perícia psicológica para analisar os reais danos causados pelo clube ao atleta – agora no Santos – com a demissão feita através de uma nota publicada no site oficial do Flamengo, em junho.

O caso era tratado em segredo de Justiça, mas a reportagem do UOL Esporte pôde acompanhar a audiência e os argumentos do Flamengo e do jogador para o caso. Em sua defesa, o clube alega que a nota oficial publicada em seu site com a notícia da demissão de Renato Abreu foi um “equívoco administrativo”.

Por causa do comunicado, o jogador não apareceu mais no centro de treinamento para trabalhar. Diante do cenário, o Flamengo o avisou de que teria que retornar ao Ninho do Urubu através de três telegramas.

Como não apareceu, a diretoria se sentiu livre para demiti-lo por justa causa. Além disso, o Flamengo alega “clima insustentável de trabalho” por Renato Abreu ter sido líder de um motim para “derrubar” o técnico Jorginho e ter colocado a mão em uma bola, de forma intencional, para ser expulso. O Flamengo cobra R$ 5 milhões por danos morais pelo comportamento do atleta.

Incomodado e nervoso durante o encontro, Renato Abreu descartou um acordo neste momento. Ele terá que passar pela perícia psicológica antes de audiência para tentar solucionar o caso. Este novo encontro entre as partes deverá ser realizado dentro de cerca de quatro meses.

O meia cobra na Justiça os vencimentos atrasados – salários, 13º e premiações – e uma indenização por danos morais. No total, Renato Abreu pede R$ 16 milhões. “Meu coração está triste. É difícil escutar isso tudo e reviver um problema que tive com um clube que me identifiquei muito e que tenho carinho pela torcida até hoje”, comentou Renato.

O jogador tinha contrato até o 31 de dezembro deste ano com o Flamengo. Em agosto, Renato Abreu assinou vínculo com o Santos com o mesmo prazo de validade. No time da Vila Belmiro, o meia pouco brilhou e aparece na lista de jogadores que podem ser liberados.